“Nada se perde, tudo se transforma!”. Este é o lema da Bolflex e inspirou uma passagem original na última edição do Portugal Fashion
“A borracha é a nossa especialidade e, com o tempo, fomos descobrindo que era possível pegar nos polímeros e reaproveitá-los. A Bolflex desaproveitava 150 toneladas de matéria-prima; depois de muito esforço descobrimos que era possível reaproveitar esse desperdício e torna-lo no processo de fabrico”, explicou o diretor-geral e fundador, António Ferreira.
O Grupo Bolflex desenvolveu uma nova gama de produtos. Estes produtos como o E-Rubber® e o R-Skin® têm como base uma tecnologia de desvulcanização patenteada e ímpar na Europa, gerando na sua base, um produto similar a uma borracha virgem que volta a ser reintroduzida no processo de fabrico
De Espanha ou Inglaterra também chegam desperdícios que são tratados, ganhando vida em novos produtos. E, no Portugal Fashion, viu-se o resultado em calçado confortável com materiais produzidos pela Bolflex.
Aos desperdícios pode ser “incorporado borras café, palha, cortiça, folhas, lonas velhas e tudo o que se possa imaginar”, até porque, segundo o responsável, “o limite é o céu”. “Eu e a minha equipa estamos com muita coragem e ainda temos muito para dar. Aliás, já tratamos sapatos velhos em fim de vida, o que é uma novidade fantástica”, acrescentou, garantindo que “a procura é muita”.
O Grupo Bolflex
O Grupo Bolflex, composto pela Bolflex, empresa mãe, a Rubberlink, empresa de reciclados, e a My Pooch, empresa de acessórios de moda, tem como objetivo fazer parte de um movimento de mudança mais vasto, abrangendo novos comportamentos e metodologias, de modo a orientar as mentalidades para uma maior
responsabilidade ambiental e social.
Para a Bolflex o futuro tem de ser feito com pisadas sólidas, sustentadas e sustentáveis.