APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Brexit: acordo entre UE e Reino Unido

Brexit: acordo entre UE e Reino Unido

28 Dez, 2020

Negociações chegaram ao fim


Foram meses intensos de negociações. A uma semana do fim do período de transição, União Europeia e Reino Unido chegaram, finalmente, a acordo sobre a futura relação comercial.

“Foi um caminho longo mas temos um bom acordo. É justo, equilibrado e é a coisa responsável a fazer para ambos os lados”, diz a presidente da Comissão Europeia, em conferência de imprensa. Ursula von der Leyen escreveu mais tarde no Twitter “é altura de deixar o Brexit para trás. O nosso futuro é feito na Europa. A Europa vai em frente”.
Boris Johnson também de pronunciou publicamente, garantindo que este é o “maior acordo comercial de até 166 mil milhões de libras por ano, um acordo de livre comércio abrangente ao estilo do Canadá”. Em relação à eu, Johnson defende que este “é um bom acordo e que a Europa é um amigo, aliado, apoiante e mercado número um. Este país vai continuar culturalmente, emocionalmente, historicamente, estrategicamente, ligado à Europa”, reitera.

Governo português saúda acordo
O Governo português saudou “vivamente” o acordo alcançado entre a União Europeia e o Reino Unido na sequência da decisão tomada em 2016.

“O Reino Unido permanecerá, além de nosso vizinho e aliado, um importante parceiro”, escreveu António Costa na sua conta na rede social Twitter. O Primeiro-Ministro agradeceu, ainda, à Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e ao negociador-chefe da União Europeia, Michael Barnier.

A área dos Negócios Estrangeiros destacou, também no Twitter, que “o acordo União Europeia-Reino Unido significa muito para Portugal: melhores condições para desenvolver a relação económica com o nosso parceiro fora da União Europeia e a principal origem do turismo para Portugal; e a continuação de uma relação muito próxima com o nosso mais antigo aliado”.

“O acordo é também uma boa notícia para os portugueses residentes no Reino Unido e para os britânicos residentes em Portugal. Eles sabem que vivem e trabalham em países amigos”.

O acordo alcançado entrará em vigor a 1 de janeiro de 2021.

Partilhar:

Últimas Notícias