Regulamento de Design Ecológico para Produtos Sustentáveis
Ao estabelecer um quadro para definir requisitos de design ecológico para a grande maioria dos produtos de consumo, esta nova legislação representa uma pedra angular para a concretização das ambições do Pacto Ecológico da UE.
Para a Confederação Europeia do Calçado “os resultados das negociações interinstitucionais constituem uma oportunidade para impulsionar a transição das empresas de calçado para uma produção mais sustentável”. A esse propósito, a CEC elogia “o combater a destruição injustificada de mercadorias”. Em termos práticos, entender a Confederação Europeia de Calçado “a proibição da destruição de têxteis e calçado não vendidos contribuirá para os objetivos da Estratégia da UE para têxteis sustentáveis e circulares, nomeadamente para diminuir a produção de modelos fast Fashion e para revalorizar a escolha de mais materiais duráveis e reparáveis”.
A CEC saúda, igualmente, o facto “desta nova disposição apoiar a reabilitação do couro, um material sustentável e durável, vítima da demonização do mercado nos últimos anos”.
Para os industriais europeus ”importa repensar os critérios de ecodesign”. “A Europa quer ser pioneiro e já deu os primeiros passos, conforme apresentado no recente CEC World Footwear Congress”. “O calçado é um produto complexo, composto por uma multiplicidade de materiais e componentes, montados com diferentes técnicas, sujeitos a normas específicas de saúde, ergonomia e segurança, e exigindo modelos de reciclagem específicos”, recorda a Confederação agora liderada pela espanhol Rosana Perán. “Reiteramos o apelo a investigação, tempo e financiamento adequados, a fim de garantirmos os requisitos viáveis de conceção ecológica para a produção de calçado em grande escala”.
A Confederação Europeia do Calçado tem a expectativa “da entrada em vigor atempada do Regulamento e, consequentemente, uma cooperação frutuosa com a Comissão Europeia na elaboração de orientações específicas para o ecodesign do calçado que deverão respeitar tanto as peculiaridades como os requisitos do setor”.