APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Bruxelas propõe apoio para preservar postos de trabalho

Bruxelas propõe apoio para preservar postos de trabalho

31 Ago, 2020

Proposta de 5,9 mil milhões para Portugal


  1. A Comissão Europeia apresentou uma proposta de concessão de um apoio de 5,9 mil milhões de euros a Portugal no quadro do ‘SURE’. Este instrumento foi criado para ajudar os Estados-membros a preservar postos de trabalho durante a pandemia.

  2. “Após a aprovação destas propostas pelo Conselho, o apoio financeiro assumirá a forma de empréstimos concedidos pela UE a Portugal a condições favoráveis. Estes empréstimos ajudarão Portugal a fazer face aos aumentos súbitos da despesa pública destinados a preservar o emprego. Concretamente, ajudarão Portugal a cobrir os custos diretamente relacionados com o financiamento do seu regime nacional de redução do tempo de trabalho”, diz a comissão em comunicado.

  3. Depois de uma proposta ao Conselho de um pacote de apoios no montante global de 81,4 mil milhões de euros para 15 países (estando ainda em análise um pedido formal das autoridades portuguesas), o executivo comunitário incluiu Portugal na lista de países e propôs-se disponibilizar um total de 87,3 mil milhões de euros de apoio financeiro do 'SURE' a 16 Estados-membros”.

  4. O ‘SURE’ – orçamentado num total de 540 mil milhões de euros - é um instrumento financeiro previsto no pacote de resposta de emergência europeia à crise provada pela COVID-19. Além do programa ‘SURE’ (em foco nos trabalhadores), o pacote é ainda constituído por uma “rede” para as empresas – um fundo de garantia pan-europeu do Banco Europeu de Investimento – e outra para os Estados, a linha de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Partilhar:

Últimas Notícias