APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Caixa Geral de Depósitos dá moratória de 6 meses

Caixa Geral de Depósitos dá moratória de 6 meses

19 Mar, 2020

Conheça os apoios da Caixa Geral de Depósitos


Perante a crise do coronavírus, o banco público avança com moratórias para o crédito. Depois de o Governo anunciar que Portugal vai avançar com moratórias para o crédito, a Caixa Geral de Depósitos anunciou uma moratória de seis meses para créditos pessoais, de casas e dos financiamentos concedidas às empresas. Esta medida tem como objetivo aliviar os encargos das empresas e das famílias durante a fase de pandemia.

 “O momento de exceção em que nos encontramos exige que se atue no sentido de apoiar as empresas e os particulares a ultrapassarem os fortes constrangimentos de liquidez que a redução da atividade gera”, diz Paulo Macedo, presidente da CGD. “Neste sentido a CGD decidiu tomar um conjunto de medidas que de forma simples e imediata serão implementadas abrangendo os seus clientes com créditos ativos”.

Em relação  às famílias com crédito pessoal e à habitação, a CGD “avaliará a eventual carência de capital até 6 meses, mediante pedido dos clientes e em condições de simplicidade de acesso, designadamente para o crédito à habitação”.
No caso das empresas, a medida é similar, dispondo-se a Caixa a “reajustar os pagamentos das prestações mensais nos seus créditos de médio e longo prazo com por um período até 6 meses, para que possam ajustar os seus planos de tesouraria aos novos níveis de atividade”.

A CGD decidiu também “prolongar os prazos de pagamento de financiamentos especializados em modelos de leasing para equipamentos mais atingidos pela atual crise por períodos adicionais de 12 meses, reduzindo o esforço de tesouraria mensal”, entre outras medidas que visam flexibilizar operações de financiamento para as empresas de diferentes setores.
Como medida de apoio aos pequenos comerciantes, e em linha com o que outras instituições estão a fazer, a Caixa Geral de Depósitos também vai isentar o pagamento da mensalidade de todos os Terminal de Pagamento Automático com faturação inferior a 7.500 euros por mês até 31 de maio.

Medidas de apoio às PME
A Caixa Geral de Depósitos anunciou a antecipação do pagamento de 10 milhões de euros às Pequenas e Médias Empresas (PME) suas fornecedoras, no âmbito das dificuldades de tesouraria geradas pelo impacto do Covid-19.
"Tendo em conta as dificuldades de tesouraria que se adivinham com a situação de pandemia do Covid-19, a administração da Caixa Geral de Depósitos decidiu acelerar os procedimentos de pagamento às Pequenas e Médias Empresas suas fornecedoras, libertando, desde já 10 milhões de euros", adianta o banco público. 
"Esta medida pretende reforçar a tesouraria das empresas que fornecem regulamente a Caixa e antecede o anúncio de um pacote alargado de medidas para mitigar o impacto nos portugueses, particulares e empresas, que será comunicado ainda esta semana", concluiu a entidade.


Partilhar:

Últimas Notícias