APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Calçado cresce em 2025

Calçado cresce em 2025

12 Mai, 2025

No primeiro trimestre do ano, o setor exportou 20 milhões de pares de calçado


A indústria portuguesa de calçado começou o ano, literalmente, com o pé direito. No primeiro trimestre do ano, o setor exportou 20 milhões de pares de calçado, no valor de 453 milhões de euros. Relativamente ao ano anterior, assinala-se um crescimento de 4,9% em quantidade e 5,4% em valor.

“Trata-se de um início do ano muito promissor, num contexto internacional particularmente difícil”, admite Luís Onofre, Presidente da APICCAPS. Com efeito, a Europa voltou a ser o mercado de referência para o calçado português. De janeiro a março deste ano, acolheu 18 milhões de pares (crescimento de 6,6%), no valor de 382 milhões de euros (mais 8,3%).  

Destaque, no primeiro trimestre de 2025, para o bom desempenho na Alemanha (mais 18,8% para 114 milhões de euros), França (mais 1,3% para 96 milhões de euros) e Espanha (mais 31% para 46 milhões de euros). Na UE, preocupação com o recuo nos Países Baixos, de 5,6% para 49 milhões de euros.  

Fora da esfera comunitária, o calçado português continua a crescer no Reino Unido (mais 9% para 27 milhões de euros).  Já nos EUA e Canadá, assinala-se um recuo de 12,7% e 14%, respetivamente, para 18 e 4 milhões de euros.

A situação nos EUA é aquela que gera, nesta fase, maior preocupação. "Vivemos um momento de grande indefinição", na sequência do anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicação de novas taxas alfandegárias. "Ainda que já exportemos mais de 90% da produção para 170 países, consideramos o mercado norte-americano estratégico e a grande aposta da indústria portuguesa de calçado para a próxima década", sublinhou Luís Onofre. “O momento atual é preocupante, mas não vamos abandonar o mercado”, defendeu o Presidente da APICCAPS.  

Recorde-se que os Estados Unidos são o maior mercado mundial de calçado, importando anualmente quase dois mil milhões de pares, que correspondem a valores próximos dos 26 mil milhões de dólares (24,9 mil milhões de euros). Para Portugal, os Estados Unidos são o sexto mercado de destino das exportações portuguesas de calçado, que duplicaram, na última década, para aproximadamente 100 milhões de euros no ano passo.
 
No geral, a indústria portuguesa de calçado português exportou no início do ano, 90% da produção para 170 mercados, nos cinco continentes. Para o Presidente da APICCAPS, “ainda que haja muitas variáveis a contaminar o com´rrcio mundial, no setor do calçado há a expectativa de 2025 por ser um ano de consolidação do calçado português no exterior, onde já assumimos uma posição relevante”.

Partilhar:

Últimas Notícias