Apoios às empresas
Os apoios estão previstos em várias áreas estratégicas, desde a aposta em publicidade e a contratação de assessorias de comunicação em vários mercados, à produção de catálogos (inclui a conceção, a edição gráfica e a publicação de catálogos das coleções de empresas do setor, que poderão ser utilizados por estas na comunicação com os seus clientes, em particular como suporte à participação em feiras internacionais).
Os apoios estendem-se, igualmente, ao registo de marcas e modelos, bem como a produção e criação conteúdos fotográficos e multimédia considerados indispensáveis para a promoção de proximidade, quer com o público profissional, quer com os consumidores finais em todo o mundo.
Grande destaque para os investimentos previstos no universo digital. Assim, para além de apoios à realização de campanhas de marketing digital, que incluem redes sociais, email marketing, publicidades pagas, entre outras, acrescem os investimentos elegíveis em matéria de acesso a plataformas de comercio e marketing online ou a integração em feiras virtuais.
Mais de 60 empresas da fileira do calçado recorreram, o ano passado, a apoios em matéria de “valorização da Oferta”, número que poderá aumentar já este ano, dado o orçamento disponível.
Com efeito, a APICCAPS tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, uma intensa atividade no apoio à internacionalização das empresas portuguesas de calçado, em especial no que diz respeito à participação em feiras e exposições internacionais e, mais recentemente, à campanha de promoção da imagem ‘Portuguese Shoes’. Desde o início de 2015, as empresas beneficiam, através da APICCAPS, de apoio à promoção das marcas próprias e, agora, mais recentemente para a realização de campanhas de marketing digital. Estes apoios, inserem-se na campanha de comunicação em curso e que contam com o apoio do Programa Compete 2020.