Sapatos portugueses na passerelle
ModaLisboa: uma edição metafísica
Metaphysical deu o mote, numa simbiose entre o mundo real e o universo virtual onde vivemos nos últimos anos. O futuro. “Metaverso. NFT. Cripto. Hiperconectividade. Descentralização. Web3. Skins. Blockchain. Uma mudança de vocabulário é sintoma de uma mudança de sistema, e o que conhecemos enquanto realidade dogmática não evoluiu à mesma velocidade que os movimentos sociais. É necessária uma implementação de valores universais intangíveis. É necessário ir para além do físico para construir o novo físico”, diz a associação ModaLisboa. Com o Tejo como pano de fundo, o Hub Criativo do Beato acolheu os passos confiantes da moda nacional em quatro dias de conversas, exposições e apresentações.
O calendário de desfiles totalizou 26 apresentações, com destaque para o regresso de Dino Alves à passerelle da ModaLisboa.
Portugal Fashion celebra 50 edições
Um número redondo como o 50 merece ser celebrado. E foi exatamente assim que o Portugal Fashion deu o mote para a edição 50. Cerca de 40 coleções foram apresentadas na Alfândega do Porto. “Queremos assinalar a nossa 50.ª edição com pompa e circunstância. Trata-se de uma edição muito simbólica, que nos faz olhar para o passado com orgulho e, ao mesmo tempo, encarar com grande esperança o futuro quer do Portugal Fashion quer da moda portuguesa. Por isso, vamos proporcionar aos nossos parceiros, ao nosso público e sobretudo aos nossos criadores e marcas uma grande, grande edição”, disse Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion. Destaque para o regresso de Pedro Pedro e para a estreia da marca NOPIN.
No último dia, oito marcas de calçado apresentaram as coleções para a próxima estação fria no desfile coletivo Shoes & Bags. Ambitious, Esc, Fly London, Leather Goods by Belcinto, J.Reinaldo, Nobrand e Rufel voltaram a repetir a experiencia na ribtalta do Portugal Fashion. A marca Felmini estreou-se no evento.
Alexandra Moura utilizou os sapatos marca de calçado profissional de Vila Nova de Gaia, intervindo de forma artística em modelos simples e que surgem, assim, transfigurados na passellere. A coleção “Lar Doce Lar” faz uma introspeção acerca do que "Lar" representa para cada um de nós. “Nos tempos que vivemos, é no nosso lar que encontramos conforto e segurança. No nosso lar sabemos o que encontramos, sejam memórias ou objetos que nos acompanham ao longo da vida. É um mundo nosso onde podemos ser e estar como queremos. O conforto do vestir, do estar, do viver a casa.
Nesta coleção, os prints desenvolvidos e tecidos escolhidos remetem ao imaginário de cada um e às referências dos vários elementos da memorabilia das casas”, diz a designer.
Também Nuno Miguel Ramos subiu à passerelle com sapatos da marca portuguesa Turtle Shoes e David Catalán, uma vez mais, apresentou malas da marca portuguesa António – A Handmade Story.