Dia Aberto | 22 de junho, pelas 10h00
Consciente dessa realidade, a APICCAPS tem em curso um “Roteiro do Conhecimento” pelas escolas, de modo a preparar as gerações do futuro e atrair uma nova geração de talento. No ano letivo que chega agora ao fim, promoveu ações em 76 escolas e envolveu 1900 alunos.
Em termos práticos, neste “Roteiro do Conhecimento”, desde o início do ano letivo, foram visitadas escolas de Felgueiras, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira.
Numa primeira fase, as iniciativas dirigiram-se a alunos do 1º ciclo e pretenderam “divulgar o potencial da indústria do calçado”, “valorizar o território e atividades locais” e “potenciar a indústria local”. Mais tarde, foram abordados os alunos do 2º e 3º ciclo, apresentando-lhes a fábrica do futuro.
Este “Roteiro do Conhecimento” terá uma duração de três anos, e enquadra-se no Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030.
“À medida em que o setor de calçado e de artigos de pele vá evoluindo para novos patamares de excelência, a contratação de profissionais altamente qualificados é uma prioridade”, considera Luís Onofre.
Para o Presidente da APICCAPS, “continua a existir na sociedade um conjunto de estereótipos relacionados com os setores industriais que importa desmistificar. Ainda que não seja um problema exclusivamente português, há um trabalho de proximidade a desenvolver". Luis Onofre destacou, igualmente, “o papel absolutamente decisivo desenvolvido pelas autarquias das zonas de forte concentração da indústria de calçado”.
Dia aberto
Amanhã, dia 22 de junho, numa perspetiva de demonstrar o trabalho realizado, que procurou estimular a criatividade dos alunos, a APICCAPS e o Centro Tecnológico do Calçado estão a organizar um Dia Aberto, que assinalará o fim do ano letivo.
Das 10h00 às 13h00, a APICCAPS e o Centro Tecnológico do Calçado convidaram a comunidade a participar nesta iniciativa, nas instalações do CTCP em S. João da Madeira.
No âmbito das atividades está previsto visitar ao laboratório do CTC, participação em experiências elaboradas em contexto de sala de aula (puzzle, quiz, experiência de óculos virtuais e participação em jogos digitais temáticos), exposição de ilustrações realizadas em contexto de sala de aula pelos alunos do 1ºciclo explorar a exposição de poemas e esculturas de sapatos realizadas pelos alunos com materiais reciclados.