Indústria espanhola cresce mas fica aquém de 2019
O calçado espanhol beneficiou de um bom desempenho em praticamente todos os mais relevantes mercados internacionais, com destaque para (mais 9 por cento), Itália (mais 15,8 por cento), Alemanha (mais 6,7 por cento), Portugal (mais 11,7 por cento) e Estados Unidos (mais 18 por cento). Já o preço médio do ascendeu a 16,6 euros.
Não obstante os bons resultados em 2021, o calçado espanhol ainda não regressou aos resultados pré-pandemia. Com efeito, os valores acumulados de janeiro a novembro de 2021 comparativamente aos de 2019 reportam uma queda de 4,4% em quantidade e 7,6 em valor.
Relativamente às importações, entre janeiro e novembro do ano passado, a Espanha adquiriu 239,3 milhões de pares no exterior (crescimento de 4,8% faca a 2020), no valor de 2.810,5 milhões de euros (mais 12,8% em valor). China (mais 11,2 por cento), Vietname (mais 27,1 por cento), Bélgica (+45,7 por cento), Itália (+18 por cento) e Holanda (+27 por cento) perfilam-se como os fornecedores de referência de calçado do mercado espanhol. O preço médio do par de calçado importado de 11,7 euros.
Comparativamente a 2019, as importações de calçados recuaram 20,4% em quantidade e 9,6% em valor.