Calçado italiano cresce nos nove primeiros meses do ano
Ainda que o crescimento fosse mais expressivo nos primeiros nove meses de 2021, o mesmo centro de estudos aponta para um aumento final de 16% das vendas ao no final do ano, o que representaria, ainda assim, uma perda superior a 10% face a 2019, ano anterior à pandemia.
De acordo com Siro Badon “apesar de termos registado recuperações de dois dígitos nas principais variáveis económicas, ainda temos de recuperar para níveis anteriores à pandemia”. “Os melhores resultados provêem das exportações, impulsionadas por marcas internacionais de luxo que já estão próximas dos níveis pré-pandemia de 2019”, acrescentou o Presidente da Assocalzaturifici, a associação italiana do setor.
Já as exportações tiveram um bom desempenho global, com um crescimento de 17,6% em valor e 16,3% em quantidade. Todos os 20 maiores destinos do calçado italiano apresentaram uma tendência positiva ao longo de 2020, com exceções para Reino Unido, Japão e Coreia do Sul.
Relativamente ao mercado interno, também se verificou uma melhoria na ordem dos 10%, embora se mantenha 15% abaixo do recorde registado em 2019.