Reve de Flo desfila na passerelle de Patrick McDowell
Para o verão do próximo ano, Patrick McDowell, inspirou-se no ballet de Frederick Ashton, “A Tragedy of Fashion”, de 1926. Numa colaboração com Rambert, e com a coreografia do diretor artístico da companhia de dança, Benoit-Swan Pouffer. Dançarinos e modelos surpreenderam na principal passarela londrina.
“Como designer de roupa, mergulhar no mundo do calçado foi como uma criança descobrir uma nova caixa de brinquedos. Trabalhar com a APICCAPS, a Associação Portuguesa de Calçado, e a Reve de Flo foi eficiente e inspirador”, considerou Patrick McDowell, que prossegue a sua carreira internacional, depois de se ter formado na Central Saint Martin, uma das mais consagradas escolas de moda do mundo, que formou nomes como Alexander McQueen, John Galliano ou Stella McCartney.
“Procuro sempre o melhor artesanato e fiquei muito feliz por explorar o melhor do mercado português através do desenvolvimento de modelos de calçado que refletiam o tema da dança desta estação”, sublinhou McDowell.
Já para Pedro Pereira, da Reve de Flo “tratou-se de uma oportunidade única”, num momento histórico para a empresa, que se apresta para celebrar o 50º aniversário. A empresa que se dedica à produção de calçado feminino com elevados níveis de qualidade, para responder “às solicitações de clientes muito exigentes”, tem a particularidade de oferecer calçado do 35 ao 46 e disponibiliza vários diâmetros no cano nas botas. “Permite que as marcas para as quais trabalhamos apresentem vários tipos de soluções às suas clientes, de acordo com as exigências de cada corpo”, recordou o empresário da segunda geração da Reve de Flo.
Contrariar o excesso
Esta parceria surge no âmbito do projeto Bioshoes4all, liderado pela APICCAPS, com o apoio do PRR. Paulo Gonçalves recorda que “ser a referência internacional no desenvolvimento de soluções sustentáveis, reforçando as exportações portuguesas alicerçadas numa base produtiva nacional altamente competitiva, fundada no conhecimento e na inovação” é o grande objetivo do calçado portugueses. “Em 2023 foram produzidos 24 mil milhões de pares de calçado e, todo o mundo. Nove em cada dez pares de sapatos são produzidos na China. Esse caminho não é sustentável, destacou o porta-voz da APICCAPS. Por esse motivo, “a indústria portuguesa procura dar um contributo para um mundo mais um mercado internacional mais consciente equilibrado”.