APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Campanha Portuguese Shoes chega a 28 milhões de pessoas no último ano

Campanha Portuguese Shoes chega a 28 milhões de pessoas no último ano

30 Jan, 2025

28 milhões de pessoas em todo o mundo


A campanha de promoção internacional do calçado português abordou, em 2024, praticamente 28 milhões de pessoas em todo o mundo.

Foram 20 os mercados prioritários definidos pela APICCAPS, em especial os principais países europeus, mas com Canadá, Coreia, EUA e Japão igualmente no horizonte estratégico do setor. De acordo com a Associação, “a promoção comercial externa é uma prioridade para a indústria de calçado, que exporta mais de 90% da sua produção, para 174 países, em todos os continentes”.

Em 2024, para além de uma forte presença em certames da especialidade de referência, o setor do calçado desenvolveu, no âmbito do projeto Biosshoes4all, que conta com o apoio do PRR, várias iniciativas promocionais, procurando reposicionar o setor na cena competitiva internacional. A contratação de agências especializadas no exterior, a criação de um roteiro de conhecimento nas escolas, a associação a figuras publicas internacionais, a presença nas principais semanas de moda ou a realização de uma forte campanha de marketing digital permitiu chegar a praticamente 28 milhões de profissionais em todo o mundo. A título de exemplo, quase 20 milhões de pessoas interagirem com as publicações Portuguese Shoes nas redes sociais, um milhão de cibernautas contactou com os sites da APICCAPS e os vídeos no canal Portuguese Soes no Youtube acenderam a 8 milhões de visualizações. As brochuras da APICCAPS (mailings para profissionais, revista Portuguese Soul, e Kits de imprensa), por sua vez, chegaram a 40 mil profissionais, de 130 países. Em paralelo, o setor integrou mais de 40 iniciativas de cariz promocional.  

“Este é um esforço continuado no tempo, mas que tem permitido, paulatinamente, mudar a imagem do calçado português no mundo”, considera Paulo Gonçalves.  

Em termos práticos, “para a APICCAPS importa demonstra que é possível produzir calçado de qualidade, na Europa, com um design vanguardista e a preços justos”, considerou Paulo Gonçalves, diretor de Comunicação da APICCAPS. Nos últimos 15 anos, as exportações aumentaram 52,2% para 1800 milhões de euros anuais, Portugal tornou-se o 2º maior produtor de calçado europeu (ultrapassando Espanha) e exaltou para 174 países. Além disso, Portugal conseguiu um dos maiores preços médios de exportação a nível mundial. “Este é um trabalho contínuo que, mesmo alicerçando-se no passado, não deixa de se renovar a cada ano, pelo que se impõe que se continue uma dinâmica de promoção do calçado português no exterior”.

“One of Us”
Em 2024, a campanha Portuguese Shoes procurou destacar a singularidade de cada ser humano e pretendeu agregar todas as pessoas num amor comum: os sapatos nacionais. “Não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei. Continuamente me estranho. Nunca me vi nem achei”. As palavras de Fernando Pessoa que sustentam um pensamento mais profundo sobre o ser, e são o fundamento da nova campanha”.


Indústria alinhada
O setor de calçado parece integralmente alinhado com o Plano Estratégico do Cluster Calçado 2030, que pretende fazer de Portugal “uma referência internacional da indústria de calçado e reforçar as exportações aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”.

Inquiridos sobre o investimento em curso em matéria de promoção comercial externa, os associados da APICCAPS consideram, no geral, que a imagem do setor no exterior melhorou nos últimos anos. Em termos práticos, 77% das empresas faz uma avaliação positiva da evolução recente da imagem do setor, havendo mesmo 23% das empresas que considera que a imagem internacional do setor “Melhorou muito” nos últimos três anos. Dezassete por cento dos mais de 100 inquiridos, considera que não se registou qualquer evolução neste domínio em particular e apenas 5% das empresas avalia negativamente a evolução da imagem do setor no plano internacional.

Relativamente ao trabalho da APICCAPS na promoção internacional da indústria, 82% das empresas afirma estar “Muito Satisfeito” (48%) ou “Satisfeito” (34%), ao contrário de 2% que avalia negativamente o desempenho da Associação na divulgação do setor. A finalizar, “Neutra” é a avaliação de 15% dos associados da APICCAPS.

Em termos estratégicos, as empresas consideram que “Qualidade”, “Serviço”, “Saber-fazer” e “relação qualidade-peço” são os principais argumentos competitivos do setor no plano internacional.

Partilhar:

Últimas Notícias