APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Casamentos: um paraíso em stand-by

Casamentos: um paraíso em stand-by

26 Jan, 2021

Negócio dos casamentos é dos mais afetados pela pandemia


É um dos setores que mais cresce anualmente, não só entre casais portugueses, mas também entre estrangeiros que procuram em Portugal o local ideal para casar. Mas a pandemia trouxe um sabor agridoce aos negócios matrimoniais, que vão desde a restauração ao audiovisual, dos decoradores à moda. Em 2020, fruto das medidas de confinamento, o negócio dos casamentos teve uma quebra abruta, superior a  80%.

Em setembro de 2020 tinham sido adiados 17 mil casamentos e as perspetivas apontavam para um ano de 2021 completamente cheio, a ultrapassar a barreira dos 50 mil casamentos. Mas as medidas de confinamento voltaram a apertar, num cenário idêntico ao vivido em março de 2020. A Igreja Católica já suspendeu todas as celebrações matrimoniais e o Governo anunciou o encerramento das conservatórias e serviços de registos.

“A crise sanitária criou um cenário nunca antes visto, com mais de 90% da faturação perdida, numa indústria que movimentava quatro mil milhões de euros num ano”, refere o comunicado do Movimento de Empresas do setor dos Casamentos (MESC). A organização deixou, ainda, uma advertência de que “não pode voltar a acontecer o mesmo em 2021” e que "mais do que medidas" de ajuda pede ao Governo que dê "uma mensagem de confiança" para garantir a sustentabilidade e a recuperação da confiança dos clientes.

Também no setor do calçado, o efeito já se fez sentir. Para a marca portuguesa andIwonder, especializada em calçado personalizado para noivas, o ano que findou representou uma quebra na faturação na ordem dos 70% . “Prevemos enfrentar um primeiro trimestre de 2021 muito difícil. Por outro lado, estamos agora melhor preparados que nunca para a expansão, pressupondo a estabilização da crise de saúde pública que enfrentamos”, diz Tiago Correia, CEO da marca.

E o que pode uma marca de nicho fazer para se reinventar? “De facto, foram adiados milhares de casamentos. No entanto, adiar e não cancelar foi a motivação suficiente para fazermos tudo para subsistir. Para isso, essencialmente fizemos um crowdfunding internacional na Seedrs para fortalecer o nosso Capital e tornamos o nosso atendimento por Shoe Advisor 100% online. Esse permitiu-nos continuar a vender e até chegar a novas geografias”.

Mas será o ano de 2021 melhor para o negócio? “Não estamos 100% certos que 2021 será um ano de procura excecional porque as pessoas nem sempre se limitaram a adiar apenas um ano. Acreditamos que vai haver um aumento de procura relativo e distribuído pelos próximos 3 anos”.

Partilhar:

Últimas Notícias