APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Centro de Formação Profissional: 55 anos ao serviço da indústria

Centro de Formação Profissional: 55 anos ao serviço da indústria

10 Mar, 2021

CFPIC comemora 55 anos de atividade


Todos os dias, novos talentos emergem na indústria de calçado. O Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado (Academia de Design e Calçado) desempenha um papel fundamental na preparação destes jovens. Mas esta não é uma premissa de hoje. Há muito que o Centro de Formação forma alguns dos mais relevantes designers de calçado em Portugal, ocupando um lugar de destaque na captação técnica e artística destes jovens.

Mas não é só. O CFPIC tem sido um parceiro fundamental na formação profissional de trabalhadores e no apoio à indústria de calçado nos últimos 55 anos de atividade.

“O CFPIC estará, inquestionavelmente, implicado no desenvolvimento de processos formativos que promovam a aquisição de competências nos quatro domínios do Saber – o saber, o saber fazer, ou seja, o conjunto das competências técnicas, teorias e práticas inerentes à área do calçado, o saber estar e o saber evoluir, ou seja, o conjunto das competências comportamentais que complementam as anteriores: responsabilidade, iniciativa, trabalho em equipa, capacidade de resolver problemas, capacidade de reagir a situações imprevistas, capacidade de se adaptar às mudanças”, diz Paula Gil ao Jornal da APICCAPS. Para a Presidente do CFPIC, “este trabalho só é totalmente eficaz se for o resultado de uma concertação permanente com a indústria, na identificação das necessidades de formação, no desenvolvimento dos planos de formação, na implementação de planos de Formação-Ação, na realização de uma formação profissional alinhada com a garantia de sustentabilidade ambiental dos processos”.

Os nossos talentos
Conheça alguns dos designers que construíram uma carreira de sucesso depois de estudar no Centro de Formação. Fizeram do mundo o seu lugar, criando marcas, acrescentaram valor noutras empresas. Percursos singulares e cheios de talento.

Veja o vídeo.

“Temos muitos talentos que têm saído deste Centro – continua Paula Gil - alguns muito sonantes, como é o caso do Luís Onofre, que é talvez o nosso, como costumo dizer, principal embaixador. E não só. Temos mesmo, todos os anos, jovens e adultos muito dotados que veem os seus trabalhos premiados em vários concursos internacionais. Mas não podemos esquecer que a função principal do Centro é fazer formação profissional. Para isso, é que nós existimos. E a formação profissional não pode ser olhada como uma coisa de segunda”, diz Paula Gil em entrevista ao Jornal Labor.

Hugo Miranda, Hyptonic Yellow
Acabou o curso em 2001, trabalhou para várias empresas de calçado e de moda. Há cinco anos criou uma marca própria a Hypnotic Yellow, mas continua a desenvolver coleções para diversas marcas. Acredita que foi a formação no Centro de Formação Profissional que lhe permitiu cumprir o seu sonho. “Foi ótimo, porque estou a fazer o que gosto: desenvolvimento de coleções e planeamento”.

Carlos Araújo
Formou-se no Centro de Formação Profissional, trabalhou logo depois na indústria de calçado, até integrar o departamento de design da Carité, onde é responsável por todas as marcas do grupo.
“O Centro foi fundamental no meu percurso, oferecendo a bagagem teórico-prática necessária e essencial para a melhor integração na indústria de calçado”, diz Carlos Araújo

Luís Onofre
Empresário de terceira geração, Luís Onofre é desde maio de 2017 Presidente da APICCAPS. Estudou na Escola de Belas Artes, no Porto, e mais tarde formou-se no Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado. É, também, presidente da CEC – Confederação Europeia de Calçado. Para Luís Onofre “o CFPIC tem uma função essencial na formação de uma geração de talentos que todos os anos emerge na indústria. Foi uma mim uma importante escola”.
Conhecido pelo desenvolvimento de sapatos elegantes e sofisticados, Luís Onofre já calçou várias personalidades de relevo internacional, tais como a Rainha Letícia Ortiz ou Michelle Obama, e algumas celebridades como Naomi Watts ou Paris Hilton.
É a segunda vez que um português assume os destinos da CEC.
 

Egídio Alves
Apaixonou-se cedo pela indústria do calçado. Aos 18 anos começaram a surgir as primeiras propostas para trabalhar na área. Para ter conhecimentos técnicos apostou num plano de formação que passou pelo CFPIC. “...Desde muito cedo que o mundo da Moda e Design despertava o meu interesse, pela inovação e irreverência das tendências”.
É um designer de renome nacional e internacional e, em 2008, em Bolonha, Itália, foi reconhecido com o 1º prémio na categoria de homem, pelo Consorcio Vero Cuoio na Feira Mundial de materiais Lineapelle. Tem, ainda, uma marca em nome próprio de calçado feminino.

Ricardo Conceição
Tem como base o Centro de Formação Profissional. Mais tarde fundou a Shoelutions, um gabinete de design e comercialização de calçado e marroquinaria que tem como principal objetivo dar respostas e soluções dentro aos diversos players do setor.
Através da empresa desenvolve branding, design, modelação, fabricação, catálogos, para algumas das mais importantes marcas nacionais e internacionais. E também para uma marca em nome próprio, (RC Shoes) de sneakers vegan e sustentáveis e para a Lazuli, onde desenvolveu todo o conceito de marca.

Maurício Guimarães
Há muito que a indústria de calçado lhe corre nas veias e tem dedicado a sua vida ao mundo dos sapatos. No Centro de Formação Profissional teve a formação de base, que o impulsionou – literalmente - para o mundo.
Neste momento é o designer principal da UEDAMA, uma empresa de calçado feminino em S. João da Madeira que exporta calçado para todo o mundo.


Partilhar:

Últimas Notícias