CFPIC comemora 55 anos de atividade
Os nossos talentos
Conheça alguns dos designers que construíram uma carreira de sucesso depois de estudar no Centro de Formação. Fizeram do mundo o seu lugar, criando marcas, acrescentaram valor noutras empresas. Percursos singulares e cheios de talento.
Hugo Miranda, Hyptonic Yellow
Acabou o curso em 2001, trabalhou para várias empresas de calçado e de moda. Há cinco anos criou uma marca própria a Hypnotic Yellow, mas continua a desenvolver coleções para diversas marcas. Acredita que foi a formação no Centro de Formação Profissional que lhe permitiu cumprir o seu sonho. “Foi ótimo, porque estou a fazer o que gosto: desenvolvimento de coleções e planeamento”.
Carlos Araújo
Formou-se no Centro de Formação Profissional, trabalhou logo depois na indústria de calçado, até integrar o departamento de design da Carité, onde é responsável por todas as marcas do grupo.
“O Centro foi fundamental no meu percurso, oferecendo a bagagem teórico-prática necessária e essencial para a melhor integração na indústria de calçado”, diz Carlos Araújo
Luís Onofre
Empresário de terceira geração, Luís Onofre é desde maio de 2017 Presidente da APICCAPS. Estudou na Escola de Belas Artes, no Porto, e mais tarde formou-se no Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado. É, também, presidente da CEC – Confederação Europeia de Calçado. Para Luís Onofre “o CFPIC tem uma função essencial na formação de uma geração de talentos que todos os anos emerge na indústria. Foi uma mim uma importante escola”.
Conhecido pelo desenvolvimento de sapatos elegantes e sofisticados, Luís Onofre já calçou várias personalidades de relevo internacional, tais como a Rainha Letícia Ortiz ou Michelle Obama, e algumas celebridades como Naomi Watts ou Paris Hilton.
É a segunda vez que um português assume os destinos da CEC.
Egídio Alves
Apaixonou-se cedo pela indústria do calçado. Aos 18 anos começaram a surgir as primeiras propostas para trabalhar na área. Para ter conhecimentos técnicos apostou num plano de formação que passou pelo CFPIC. “...Desde muito cedo que o mundo da Moda e Design despertava o meu interesse, pela inovação e irreverência das tendências”.
É um designer de renome nacional e internacional e, em 2008, em Bolonha, Itália, foi reconhecido com o 1º prémio na categoria de homem, pelo Consorcio Vero Cuoio na Feira Mundial de materiais Lineapelle. Tem, ainda, uma marca em nome próprio de calçado feminino.
Ricardo Conceição
Tem como base o Centro de Formação Profissional. Mais tarde fundou a Shoelutions, um gabinete de design e comercialização de calçado e marroquinaria que tem como principal objetivo dar respostas e soluções dentro aos diversos players do setor.
Através da empresa desenvolve branding, design, modelação, fabricação, catálogos, para algumas das mais importantes marcas nacionais e internacionais. E também para uma marca em nome próprio, (RC Shoes) de sneakers vegan e sustentáveis e para a Lazuli, onde desenvolveu todo o conceito de marca.
Maurício Guimarães
Há muito que a indústria de calçado lhe corre nas veias e tem dedicado a sua vida ao mundo dos sapatos. No Centro de Formação Profissional teve a formação de base, que o impulsionou – literalmente - para o mundo.
Neste momento é o designer principal da UEDAMA, uma empresa de calçado feminino em S. João da Madeira que exporta calçado para todo o mundo.