APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Centro de Formação Profissional acolhe 75 alunos estrangeiros

Centro de Formação Profissional acolhe 75 alunos estrangeiros

12 Abr, 2021

CFPIC acolhe alunos internacionais


Setenta e cinco alunos estrangeiros estão, desde o início de janeiro, a estudar no Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado, em S. João da Madeira. “Não é a primeira vez que estes intercâmbios acontecem”, recorda Paula Gil, Diretora do Centro, mas “este é o projeto mais ambicioso de sempre”.

Depois de ter acolhido, há dois anos, alunos da Palestina, chegou agora a vez do Centro de Formação acolher, no âmbito de um projeto piloto de formação, jovens oriundos da República Democrática de São Tomé e Príncipe, resultante de um Acordo de Cooperação celebrado com o governo de São Tomé. “São jovens com idades entre 16 e 21 anos, com sonhos e ambições, que frequentarão presencialmente – a partir de 19 de abril - cursos de aprendizagem, em especial modelação de calçado, de fabrico manual, técnico de manutenção de máquinas para a indústria do calçado, de eletrónica e automação”.

“Temos tido pontualmente alguns intercâmbios”, continuou Paula Gil, mas este “será talvez o projeto mais ambicioso, porque são jovens que vêm estudar connosco durante três anos em regime de internato. Os jovens têm direito a apoios sociais no âmbito daquilo que está estipulado pelo Fundo Social Europeu, que incluem alojamento, alimentação, seguro de acidentes pessoais e uma pequena bolsa (bolsa de profissionalização mensal). E nesse âmbito foi feito um acordo com o Inatel de Santa Maria da Feira onde eles estão alojados”.


Centro precisa
de ajuda

Para quer este projeto se efetive, tem existido o apoio de várias entidades públicas, nomeadamente das autarquias de Santa Maria da Feira e S. João da Madeira. Paula Gil recorda que tem existido “por parte de todas as entidades contactadas, depois de explicado o projeto, uma aceitação imediata”, mas que ainda assim não é suficiente, uma vez que as despesas de transporte não estão ainda contempladas.

“O Centro de Formação garante as necessidades básicas destes jovens durante todo o período de formação (alojamento, alimentação, cuidados de saúde)”, mas são igualmente indispensáveis apoios em matéria de transporte (média de 30€ mês, por aluno), sublinhou a Diretora do Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado. “No âmbito da responsabilidade social do setor, é indispensável toda a colaboração. Necessitamos que 75 empresas do nosso setor se assumam como mecenas e possam contribuir para o pagamento de outras despesas dos jovens, como o passe mensal que lhes permita ter mobilidade entre concelhos, a cedência de calçado ou o acesso a atividades culturais e desportivas, entre outras”.


“Cabe-nos a todos despertar consciências e fazer com que os sonhos destes jovens se tornem realidade”, concluiu Paula Gil.

Partilhar:

Últimas Notícias