APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Cerca de 3,5 milhões de portugueses já receberam dose de reforço

Cerca de 3,5 milhões de portugueses já receberam dose de reforço

13 Jan, 2022

Dose de reforço já integra certificado digital


Perto de 3,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina contra a COVID-19, avança a Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório diário da vacinação, com a dose de reforço estão vacinadas 90% das pessoas com 80 ou mais anos, 91% dos que têm entre 70 e 79 anos, 79% das pessoas entre os 60 e os 69 anos, e 47% das pessoas na faixa etária entre os 50 e os 59 anos.

Os dados divulgados pela Lusa indicam ainda que cerca de 300 mil crianças entre os 5 e os 11 anos já iniciaram a vacinação contra a COVID-19 e que mais de 8,7 milhões de pessoas têm a vacinação primária completa em Portugal.

Também no que diz respeito à gripe sazonal, o relatório refere que estão vacinadas perto de 2,5 milhões de pessoas, 9.533 das quais receberam a vacina na terça-feira.

Dose de reforço já integra certificado digital
A dose de reforço já foi integrada nos certificados de vacinação. Agora, o documento passa a ter nove meses de validade. De acordo com a informação divulgada pela DGS, a partir de 01 de fevereiro, passará a haver, na União Europeia, um prazo de validade com indicação do esquema vacinal primário: 1/1 (para vacinas de dose única ou para quem recuperou da infeção) e 2/2 (para vacinas de duas doses).

“Os certificados de vacinação que atestem a conclusão do esquema vacinal primário serão aceites até 270 dias (nove meses) após a data de administração da dose que completou o esquema vacinal primário”. Por outro lado, “os certificados de vacinação que atestem a administração de doses de reforço não estarão sujeitos a um período de aceitação”.

Para os cidadãos que planeiam viajar, e uma vez que as regras de utilização do certificado variam de país para país, a DGS recomenda ao viajante, antes de viajar, a verificação das regras de entrada em vigor no país de destino através do portal Re-open EU e dos sítios web das respetivas autoridades do país.

No caso de Portugal, os certificados de vacinação devem atestar o esquema vacinal completo do respetivo titular, há pelo menos 14 dias, com as vacinas da Janssen, Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Moderna (Spikevax) ou AstraZeneca (Vaxzevria).

A informação da DGS, divulgada pela Lusa, explica ainda que a dose de reforço administrada após esquema vacinal primário de duas doses é apresentada no certificado como esquema 3/3, após esquema vacinal primário de uma dose é apresentada como esquema 2/1 e nos recuperados da infeção aparece como esquema 3/1.

Acrescenta que é possível aceder ao certificado de vacinação com indicação da dose de reforço 14 dias após a data da administração e que durante este período pode ser usado o certificado de vacinação anterior.

Partilhar:

Últimas Notícias