APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Certificado de vacinação da UE com validade de nove meses

Certificado de vacinação da UE com validade de nove meses

1 Fev, 2022

Certificados com validade de nove meses


O Certificado Digital Covid-19 da União Europeia (UE) tem, a partir de hoje, uma validade oficial de nove meses para a vacinação, no contexto de viagens dentro do espaço comunitário, devendo também incluir informação sobre doses de reforço.

De acordo com o proposto pela Comissão Europeia e acordado pelos Estados-membros da UE no Conselho, “a partir de hoje começam a aplicar-se as novas regras sobre um período padrão de aceitação de 270 dias para os Certificados Digitais Covid-19 da UE, na vertente da vacinação, utilizados para viagens dentro da UE”, relembra o executivo em comunicado.

Assim, “os Estados-membros devem aceitar certificados de vacinação por um período de 270 dias - nove meses - desde a conclusão da série de vacinação primária”, ou seja, após a segunda vacina de duas doses ou de uma no caso de dose única. Os países não devem, assim, adotar prazos diferentes para fins de viagem dentro da UE. Estas regras não se aplicam aos certificados relativos à vacina de reforço.

Ainda assim, os Certificados Digitais Covid-19 da UE devem oficialmente incluir  informação sobre essas doses adicionais, que estão a ser administradas à população adulta da UE em vários países europeus. A vacina de reforço deve ficar registada como 3/3 no caso de uma série primária de duas doses ou 2/1 no caso de uma dose única, segundo as regras comunitárias em vigor desde dezembro.

“Os certificados que foram emitidos de forma diferente antes dessa clarificação precisam de ser corrigidos e emitidos novamente para garantir que as doses de reforço possam ser distinguidas do estatuto de vacinação completa”, adianta a Comissão Europeia.

Partilhar:

Últimas Notícias