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Colóquio: Salvar o Planeta Com Estilo! Sustentabilidade. Moda. Imagem Pessoal. Retalho

Colóquio: Salvar o Planeta Com Estilo! Sustentabilidade. Moda. Imagem Pessoal. Retalho

31 Jan, 2022

Dia 23 de fevereiro de 2022. Formato Híbrido


Pela relevância que o setor Moda assume no mundo, em Portugal e na vida de cada um é urgente uma reflexão sobre os temas propostos neste evento híbrido, que terá lugar a tarde do próximo dia 23 de fevereiro, entre as 14 e as 18 horas a partir da Aula Magna Aula Magna do campus da Universidade Lusíada do Porto.

O motor da Moda é o estilo dado que, de acordo com inúmeros estudos científicos, a principal razão de compra é o “fit”, o assentar bem. Ninguém compra roupa ou acessórios para piorar a sua apresentação pessoal, para se sentir mal ou ser excluído socialmente, pelo contrário o grande motor da Moda é a sua influência na confiança que incute a cada um e na sua importante contribuição para os processos de interação em grupos, comunidades, na sociedade em geral.

A Moda é, no entanto, dos setores que mais contribui para a devastação dos recursos naturais do planeta. Muitas das fibras utilizadas são baseadas no petróleo, não são nem biodegradáveis, e nem sempre recicláveis. A sustentabilidade ambiental da indústria do couro e calçado é muitas vezes questionada. O crescimento do comércio online tem vindo a contribuir para o aumento de consumo de embalagens e de transportes, com uma importante percentagem de devoluções, o que por si só contribui também para o aumento da falta de sustentabilidade no setor.

A Comissão Europeia tem vindo a assumir importantes compromissos no sentido de tornar a União Europeia um modelo em termos de sustentabilidade ambiental, social e económica. O Pacto Ecológico, a adesão aos princípios da Economia Circular, a preparação em curso de novas regras a entrar em vigor já em março de 2022 levantam importantes questões à fileira Moda e a cada um de nós, enquanto cidadãos.
 
Serão assegurados serviços de tradução simultânea português/inglês e inglês/português. Este colóquio tem como destinatários toda a comunidade escolar, científica e profissional, nomeadamente estudantes, docentes e Funcionários da Universidades Lusíada (3 campus), bem como estudantes e docentes de outras instituições do ensino superior com cursos na área da Moda, Empresários e Gestores de empresas de Moda.
 
PROGRAMA

14 horas – Receção de participantes secretariado presencial e secretariado virtual

14h15m – Abertura do Colóquio por Representante da Universidade/Diretora da FCEE e Coordenadora da Linha de Investigação sobre Sustentabilidade Professora Doutora Elizabeth Real

PAINEL – IMAGEM CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE
14h30m /16h15m – MODA - Comunicar Identidade e Valores
Apresentação de fundamentos científicos sobre o que e como a Moda comunica sobre a pessoa e grupo/s sociais a que pertence. A defesa da sustentabilidade neste processo de comunicação.
Professora Doutora Isabel Cantista – Universidade Lusíada/COMEGI

A apresentação pessoal no mundo do trabalho. A imagem corporativa e a imagem dos principais Representantes da Empresa: Administradores e Executivos. A influência do setor de atividade nos códigos de apresentação. A criação de valor através da colaboração entre marcas, retalho, empresas e consumidores e a sustentabilidade e como medir esse valor.
Dra Lula Kiah - CEO da Style Innovators, Inc. (NY, Chicago, Denver – EUA)
- Período de perguntas e respostas-

16h15m – Pequeno intervalo

PAINEL – IMAGEM PESSOAL E CONSUMO RESPONSÁVEL
16h30m/17h45m – O Impacto do Sector Moda no Modelo de Desenvolvimento Sustentável
Apresentação dos dados mais recentes sobre o impacto da fileira Moda do ponto de vista ambiental e social. Os custos da insustentabilidade no mundo da Moda. O modelo da economia circular, da sustentabilidade. Os objetivos políticos e as metas económicas. O novo modelo económico para o século 21.
Professora Doutora Erika Laranjeira – Universidade Lusíada/COMEGI

Apresentação do conceito guarda-roupa cápsula: como fazer mais com menos. Saber escolher, saber decidir responsavelmente. Assegurar a contribuição pessoal para o desenvolvimento de uma economia circular e mais sustentável. Apresentação do conceito “Wonder wardrobe” pela sua criadora.
Dra Daria Andronescu – Fundadora e CEO da Wonder Wardrobe
Período de perguntas e respostas

17h45m – Encerramento do Colóquio – Representante do Governo/Representante da Universidade
 
 
Este evento é sujeito a inscrição prévia. A inscrição deve ser feita online entre 31 de Janeiro (segunda-feira) e dia 16 de Fevereiro (quarta-feira).
 
Inscrições AQUI

Para mais informações, contactar: [email protected]
 
As Oradoras

Isabel Cantista
Isabel Cantista tem o doutoramento em Gestão de Empresas pela Universidade de Sheffield (GB) e é Professora Associada na Universidade Lusíada no Porto, lecionando nas áreas de Inovação e de Marketing. É Investigadora no COMEGI – Centro de Investigação da Universidade Lusíada, tendo vindo a desenvolver investigação sobre a fileira Moda com ênfase na inovação e sustentabilidade. Tendo publicado livros e proferido conferências nas suas áreas de investigação em Portugal e no estrangeiro.
Isabel Cantista é também Professora Convidada no ISEM Fashion Business School (Universidade de Navarra), em Madrid, onde leciona Inovação na Moda no Máster Executivo de Negócios de Moda. Este Máster é lecionado em inglês e atrai jovens profissionais provenientes de vários países do mundo. Antes de fazer o seu doutoramento na Universidade de Sheffield, Isabel Cantista desempenhou funções de Direção e Alta Direção no Grupo Sonae durante catorze anos, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de estratégias e projetos.
 
Lula Kiah
Lula Kiah desenvolveu a sua carreira nos Estados Unidos na área da Banca, sendo graduada em Gestão de Empresas, com especialização em Finanças. Em 2001, apercebendo-se do impacto que a imagem pessoal tem no desenvolvimento pessoal e profissional, deixou a Banca, tendo fundado a empresa Style Innovators. Esta empresa tem escritórios em Nova Iorque, Chicago e Denver sendo uma especialista na área de imagem “corporate”, onde se procura para além do estilo pessoal assegurar que executivos, bem como políticos e celebridades, desenvolvam “soft skills”, que os levem a representar condignamente a sua marca. Esta representação abrange ainda o marketing digital pessoal: redes sociais, PodCasts, etc. A Style Innovators faz ainda formação credenciada de Consultoras de Moda, nos EUA e em muitos outros países na Europa, Ásia e Américas, em formato presencial e/ou híbrido.
Lula Kiah goza de grande prestígio internacional, sendo Consultora em muitas das 500 maiores empresas do mundo, de acordo com a revista Fortune.
A Style Innovators desenvolveu um modelo financeiro, através do qual demonstra aos seus clientes, como as escolhas de Moda podem influenciar de forma positiva a sustentabilidade.
 
Erika Laranjeira
Erika Laranjeira é licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, desde 2007, e Doutorada em Economia pela mesma Universidade em 2014. Após o seu doutoramento, Erika assumiu as funções de Professora Auxiliar na Universidade Lusíada no Porto e em Famalicão, lecionando Unidades Curriculares relacionadas com a área da Economia. É investigadora do COMEGI (Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial) e colaboradora externa do cef.UP (Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto).
As suas áreas principais de investigação são a Economia da Saúde e a Economia do Ambiente, tendo artigos publicados nessas áreas.
Do seu percurso profissional destaca-se o trabalho desenvolvido antes do seu doutoramento, como economista, no Ministério das Finanças, entre 2008 e 2009, e como consultora na empresa Evigrade, Health Care Research and Consulting, Lda., entre 2013 e 2104.
 
Daria Andronescu
Daria Andronescu licenciou-se em Direito na Universidade de Moscovo, tendo concluído o Mestrado em Direito Ambiental. Pela paixão que sempre teve pela área da Moda iniciou a sua carreira profissional como “Buyer” de marcas de luxo, em Milão. Depois desta experiência profissional, fixou a sua residência na Alemanha, onde criou a sua própria empresa. Esta empresa a “Wonder Wardrobe” (Guarda roupa - Maravilha) tem por base a criação de um guarda-roupa cápsula, segundo um modelo específico desenvolvido por Daria e, em que, através de uma seleção criteriosa e com um número mínimo de peças de roupa e acessórios se podem multiplicar as formas de apresentação, não esquecendo nunca uma apresentação atrativa e cuidada. Este conceito faz parte de um curso que oferece online ajudando a formar clientes. O seu curso tem já um reconhecimento internacional por meios de comunicação social, como a BBC e empresas como a Farfetch.
O seu aconselhamento é difundido publicamente através dos canais Youtube e Instagram.
A sustentabilidade é uma das suas grandes preocupações e por isso é um aspeto que, não só está integrado no processo de seleção das peças do “Wonder wardrobe”, mas também através de doações para a plantação de mais de 25.000 árvores que procuram minorar os efeitos de deflorestação, com influência na biodiversidade e alterações climáticas.


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