Portugal Fashion arranca amanhã
Começa amanhã mais um edição do Portugal Fashion. O Museu do Carro Elétrico, no Porto, é o cenário escolhido para acolher os desfiles, apresentações de moda, showroom profissional e vários outros eventos da 53.ª edição do Portugal Fashion, que tem lugar entre 10 e 14 de outubro. Na antiga central termoelétrica de Massarelos vão ser reveladas as coleções primavera-verão 2024 de designers de moda emergentes (Espaço Bloom), marcas de calçado e vestuário e criadores consagrados como Alexandra Moura, David Catalán, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Luís Onofre, Miguel Vieira, Pedro Pedro ou Susana Bettencourt, entre outros.
O calendário do 53.º Portugal Fashion inclui 32 desfiles (dez deles internacionais), duas apresentações de moda, oito eventos, um showroom profissional, um roteiro industrial e ainda exposições e live performances. Destaque para Judy Sanderson, uma estilista sul-africana radicada no Porto que, após a estreia no evento integrada no programa CANEX, em 2022, vai agora apresentar a sua coleção em desfile próprio. De assinalar também a inovadora participação da marca Ernest W. Baker, que organiza um happening noturno no bar Passos Manuel, na noite de quinta-feira, dia 12. Já Hugo Costa e Huarte, pelo contrário, esperam apresentar as suas coleções à luz do dia e ao ar livre, em desfiles off location na rua do Ouro, junto ao rio Douro.
“É um programa muito interessante e diversificado, que prestigia o Portugal Fashion, a moda portuguesa e a cidade do Porto. Apesar do conhecido impasse no financiamento, o evento volta a demonstrar resiliência na promoção dos vários sectores da fileira moda, desde o design criativo à produção industrial”, salienta a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto. A mesma responsável acrescenta que, “no atual contexto de estagnação económica internacional e retração da procura interna e externa, torna-se ainda mais importante continuar a promover os nossos criadores e a nossa indústria com a brand awareness do Portugal Fashion.”
“Com o apoio dos nossos parceiros setoriais, dos nossos sponsors e sobretudo do Município do Porto, foi possível pôr de pé mais esta edição. Uma edição que, para além de dignificar a história do Portugal Fashion, aponta caminhos para o futuro e abre novas perspetivas para o evento enquanto ecossistema onde se cruzam diferentes setores económicos, diferentes protagonistas da fileira, diferentes manifestações estéticas, diferentes conceitos de moda”, conclui Mónica Neto.
BLOOMERS INAUGURAM DESFILES DA 53.ª EDIÇÃO
É com desfiles Bloom que abre a passerelle do 53.º Portugal Fashion, no dia 11. As primeiras coleções para a estação quente a ser desvendadas serão, pois, da autoria de jovens designers de moda portugueses e africanos. Para além dos designers apoiados pelo programa CANEX, já aqui referidos, a plataforma Bloom vai ainda acolher as propostas dos dois vencedores da última edição do concurso Jovens Criadores PFN (promovido pela Associação Selectiva Moda): Ingrid da Costa e Joaquim Trindade.
Também os vencedores do último Concurso Bloom Portugal Fashion powered by Zeitreel Sonae, Andreia Reimão e Kaya Magalhães, vão ter a oportunidade de mostrar o seu talento em desfile, depois de em março terem realizado uma apresentação durante o evento. Há ainda a registar os desfiles das marcas House of Wildflowers (Amir Shavit) e AHCOR (Sílvia Rocha), bem como o regresso da Arieiv (José Pinto) em colaboração com a marca Lo Siento – Arieiv For Lo Siento.
Ainda no âmbito do Bloom, merece destaque a apresentação do projeto Imagine-a-Bag – uma iniciativa do Vila do Conde Porto Outlet e do Freeport Fashion Outlet, que lançaram um concurso para o desenvolvimento de um saco multifunções que se adeque a um modo de vida sustentável. O vencedor foi o projeto Área 8, que resulta de um trabalho colaborativo entre designers, nomeadamente os bloomers House of Wildflowers, AHCOR e Maria Carlos Baptista. Este projeto levou à conceção, não de uma, mas de várias versões do saco multifunções. No dia 13, às 17h30, as várias versões do saco vão ser apresentadas e postas à venda no 53.º Portugal Fashion.
ESTREIA DE JUDY SANDERSON EM DESFILE PRÓPRIO
O evento prossegue, no dia 12, com os desfiles de Maison Farah Wali e Wuman, apoiados pelo programa CANEX, e com os desfiles de Carolina Sobral, Nuno Miguel Ramos e Judy Sanderson. Esta última designer vai, como já foi referido, realizar o seu primeiro desfile próprio no Portugal Fashion, depois de já ter participado anteriormente no evento com apoio do programa CANEX.
Judy Sanderson é uma criadora natural de África do Sul, que escolheu o Porto, cidade onde vive há vários anos, para lançar a sua marca de autor, na qual combina referências africanas com a qualidade made in Portugal. A designer sul-africana “representa bem o potencial da cidade do Porto para incubar, acelerar e escalar marcas de autor, conforme aconteceu com Katty Xiomara, David Catalán, Davii ou Huarte. De origem estrangeira, todos estes designers escolheram o Porto como fashion hub e tiraram partido da plataforma Portugal Fashion para afirmarem as suas marcas globalmente”, assinala Mónica Neto.
Também no dia 12, vai ter lugar o desfile Gondomar Original Jewllery, no qual será possível observar o requinte e a autenticidade da joalharia/ourivesaria gondomarense. Realizado no quadro da parceria entre a ANJE e o Município de Gondomar para a promoção do empreendedorismo, o desfile assume o nome de um projeto que a autarquia vem desenvolvendo para divulgar o valioso trabalho dos artesãos, designers, empreendedores e criadores locais, impulsionando assim o setor a nível nacional e internacional. Com uma longa tradição na joalharia/ourivesaria, Gondomar tem sabido enriquecer as práticas ancestrais com técnicas e tecnologias inovadoras. Hoje, o setor conta no município com cerca de 445 empresas (cerca de 35% da indústria local), cujo volume de negócios ronda os 50 M€ e emprega mais de 800 pessoas.
Na noite do dia 12, a partir das 23h00, vai ter lugar no bar Passos Manuel, no Porto, um happening promovido pela Ernest W. Baker. A marca criada pelo norte-americano Reid Baker e pela portuguesa Inês Amorim em Viana do Castelo, no ano de 2017, costuma surpreender com as suas apresentações arrojadas e as suas coleções extremamente originais, em que cruza o imaginário associado ao american way of life com a elegância e o classicismo europeus.
Com apoio do Portugal Fashion, a Ernest W. Baker conquistou o calendário oficial da Semana da Moda de Paris e continua a surpreender com a sua brand awareness internacional e com os seus resultados comerciais. A marca tem 31 pontos de venda e está presente em 19 países, sendo comercializada em conceituadas boutiques. Excluindo fornecedores de tecidos e outros, trabalha a cada coleção com uma média de 15 fábricas nacionais de vestuário. A Ernest W. Baker assume-se, orgulhosamente, como uma marca com sede no Porto e tem integrado o calendário do Portugal Fashion sempre em formatos inesperados.
O penúltimo dia de Portugal Fashion arranca com o desfile iTechStyle Green Circle powered by CITEVE, que, como o nome indica, é dedicado às questões da sustentabilidade na fileira moda. Promovido pelo CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário em parceria com a Associação Selectiva Moda e com curadoria de Paulo Gomes, o desfile vai revelar coordenados desenvolvidos, a partir de desperdícios têxteis, pelas designers Ana Afonso e Bárbara Atanásio, pelo atelier MM e ainda por alunos da Universidade Lusófona, ESART Castelo Branco, Fashion Design Universidade de Lisboa e ESAD Matosinhos.
A grande preocupação desta coleção é garantir que os produtos são bio based e que os processos, nomeadamente os tingimentos, são naturais. Alguns dos coordenados fazem-se acompanhar por um passaporte digital, onde – entre outros parâmetros, como o consumo de água ou a origem dos materiais – ficamos a conhecer o score do produto, lembrando as importantes metas que o setor terá de alcançar já em 2030.
Para além dos desfiles apoiados pelo programa CANEX, de Dina Shaker e Mantsho, o calendário do dia 13 traz à passerelle grandes nomes da moda portuguesa e que há muito marcam presença no Portugal Fashion. Referimo-nos a Alexandra Moura, David Catalán, Estelita Mendonça, Luís Onofre e Miguel Vieira, cujas coleções vão certamente definir tendências para a próxima estação primavera-verão.
No último dia de desfiles, dois nomes fortes da moda masculina portuguesa, Hugo Costa e Huarte, apresentam as suas coleções ao ar livre, em desfiles off location na rua do Ouro, junto ao rio Douro. Também a 14 de outubro sobem à passerelle as propostas para a estação quente de Susana Bettencourt, Pedro Pedro, Davii, Nopin e Pé de Chumbo, que encerra o evento. Há também desfiles com o apoio do programa CANEX, desta feita a cargo de Anissa Mpungwe Atelier e Keneea Linton. Realiza-se ainda o habitual desfile de calçado e acessórios, que, com o apoio da associação setorial APICCAPS, reúne sete marcas de prestígio: Bamburi, Fly London, Leather Goods by Belcinto, My Cute Pooch, Nobrand, Reve de Flo e Ten Toes.
SHOWROOM E OUTROS EVENTOS
Como habitualmente, os desfiles e apresentações de moda são complementados pelo Showroom Portugal Fashion – espaço comercial onde, entre os dias 12 e 14 de outubro, também no Museu do Carro Elétrico, os designers e marcas que integram o calendário do evento podem expor as suas coleções, contactar com o público, desenvolver iniciativas de marketing e realizar ações de venda.