Indústria de componentes indicam caminho
São várias as empresas a investir para estar na linha da frente. É o caso da Teco, que está a apostar no desenvolvimento e na produção de solas em Eva bicolor. “Batizamos este novo e inovador produto de EVA TWIX”, anunciou Rui Faria, por ocasião da Lineapelle. A Teco dispõe de 18 postos de produção dedicados a esta nova solução, “assegurando sendo uma capacidade produtiva bastante interessante”.
No caso da Vapesol, que celebrou recentemente o 25º aniversário, a produção diária de solas disparou para as 20 mil. A mais recente aposta é a criação da marca Be´Kloud que “nasceu através de uma construção cuja principal missão é atingir níveis de excelência no conforto, com baixa abrasão (Max. 90g/cm2), combinando desempenho e flexibilidade”.
Já a Aloft, de acordo com Pedro Castro, “aceitou o desafio de ser pioneira na Europa no uso de tecnologia o E-BLAST - Super Critical Foam N2 TPU”, o que permitirá “criar o produto mais eficiente, mais duradouro e, ao mesmo tempo, completamente sustentável. A introdução da E-BLAST no mercado representa um momento transformador para as marcas de calçado europeias. Não só nos permite produzir calçado de qualidade e altamente eficaz, mas também permite-nos demonstrar o nosso compromisso com a responsabilidade ambiental”.
A Bolflex, por sua vez, está a apostar numa plataforma online transversal que permite aos seus clientes ter acesso a toda a informação respeitante aos seus produtos e serviços. “A necessidade de ter um catálogo online estava já sobejamente identificada, e como tal a Bolflex desenvolveu um módulo/aplicação de seu nome Sole Creator, que estreou na Lineapelle”, revelou Pedro Saraiva.
De acordo com o responsável comercial da Bolflex “este catálogo online - que no futuro será também uma aplicação móvel - foi criado em interligação com a plataforma de cliente Bolflex”. “Não sendo propriamente revolucionário o facto de haver um catálogo online associado a uma empresa de calçado ou de componentes – continuou - o que de facto se destaca é a capacidade de o cliente customizar minimamente o produto pretendido, mas também ter acesso a informações críticas sobre as matérias-primas, as certificações, mas também sobre a empresa no geral”.
“Pretendemos, à medida que os clientes forem interagindo e dando o seu feedback, integrar outros módulos customizados, quer na aplicação quer na plataforma, consoante o utilizador e as necessidades avaliadas, que vão desde o desenvolvimento e acompanhamento de projetos até à contabilidade”, sublinhou. No futuro será também possível fazer pedidos e encomendas de artigos via aplicação.
Novas empresas
Na lista de participantes na Lineapelle, destaque para as duas estreantes no certame: a Solpré e a MTV. A MTV é especializada na produção de cintos. A exportar para todo o mundo, na Lineapelle o objetivo foi conhecer a feira, apalpar o pulso ao setor e procurar novas oportunidades de negócio.
Já a Solpré encara a Lineapelle como “uma ferramenta, provavelmente a melhor que existe, para angariar novos clientes e consolidar os antigos”, admite Alexandre Pimenta.