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Conheça as tendências de marketing de influência para 2022

Conheça as tendências de marketing de influência para 2022

9 Dez, 2021

Quais as tendências para o próximo ano?


Com o novo ano a aproximar-se a passos largos, muitos são os relatórios de tendências que tentam prever e imaginar como será o futuro em diversas áreas. Na área do Marketing, mais concretamente no que diz respeito ao Marketing de Influência, a consultora PrimeTag definiu sete pontos-chave que as marcas devem ter em mente quando os temas são influenciadores.

A influência não existe apenas ligada ao início da Internet, bem pelo contrário. O marketing de influência existe desde o início dos tempos, foram apenas os protagonistas que foram mudando ao longo dos anos. Antes, podíamos atribuir a influência a figuras religiosas, mais tarde a celebridades. No entanto, o rosto da influência são os novos produtores de conteúdos.

1.    Co-criação
O Marketing de Influência é como o boca-a-boca 2.0! Os seguidores tendem a sentir-se ligados aos influenciadores e criadores de conteúdo e confiam nas opiniões e recomendações que partilham. A co-criação de linhas, coleções, entre criadores de conteúdo e marcas cria valor para as marcas, para os influenciadores e, naturalmente, para o público. Importa entender que os influenciadores e criadores de conteúdo não são outdoors. A co-criação é um caminho de dois sentidos que gera melhores resultados de marketing de influência
Um exemplo recente deste fenómeno é a ligação entre Arielle Charnas vs. Nordstrom. A conta @somethingnavy de Arielle Charnas teve mais de 4 milhões de vendas no dia do lançamento da coleção em parceria com a Nordstrom.

2.     Parcerias de longo prazo
O segundo ponto é, sem dúvida, um prolongamento do primeiro. Um compromisso de longo prazo com os influenciadores começa logo pela primeira abordagem. Depois dessa primeira etapa, colaborar com influenciadores é como um casamento: sem compromisso, não há confiança e o público não sentirá a autenticidade do conteúdo.
Um conteúdo regular é necessário para envolver o público com a marca. Numa época de imediatismos, consistência é a chave para o sucesso nas estratégias de marketing de influência para 2022.

3.    Influenciadores que vendem produtos de informação
Os produtos de informação ensinam o público a encontrar soluções ou a ganhar o dinheiro. Por exemplo, através de e-books, guias, cursos, etc. Atualmente, muitas são as contas de Instagram e Youtube especializados em determinado tipo de conteúdo: informação sobre contabilidade pessoal, Nutrição, Espiritualidade são alguns exemplos desta tendência.
Os chamados ‘Influenciadores de nicho’ vão passar a vender conhecimento mais dos produtos físicos.
4.    O poder dos dados
O uso simultâneo de diferentes influenciadores pode trazer uma sobreposição de público, podendo as marcas estar a ‘pagar’ duas vezes para atingir a mesma meta. Trabalhar com vários influenciadores não leva necessariamente a um alcance maior. Importa, por isso, que as marcas escolham diferentes influenciadores e, se possível, que tenham públicos diferenciados.

5.    Vendas ao vivo
Quem não se lembra das horas televisivas de venda de produtos? As vendas de TV ao vivo evoluíram, literalmente, para o mundo digital. As compras por livestream geralmente apresentam influenciadores ou hosts que vendem um produto em tempo real em websites ou diretamente nas redes sociais, permitindo que os consumidores possam interagir e comprar o produto diretamente na plataforma.
O influenciador pode demonstrar como o produto cheira, as cores, como fazer combinações (no caso de roupa, calçado e acessórios) entre outras dicas de uso. Além disso, é uma forma de venda interativa, uma vez que os consumidores podem fazer perguntas.

6.    Momentos divertidos de marcas com influenciadores
Os desafios de #hashtag promovem uma interpretação criativa. Os utilizadores gostam de se expressar e de encontrarem formas divertidas de promover o amor ou o conhecimento sobre uma marca.
Os influenciadores são essenciais para o sucesso de uma campanha de hashtag e para inspirar outras pessoas a participarem. Por exemplo, a Pepsi juntou-se à banda pop Now United para promover o desafio #PepsiCanBalance.

7.    Dados no centro da equação
Os dados e as métricas continuam a ser essenciais para perceber o sucesso de uma campanha digital. Nas redes sociais, o algoritmo desempenha um papel fundamental para entender as métricas. Em média, cada post no Instagram é visto, em média por 12 a 25% da base de seguidores.

As marcas devem, assim, encontrar estratégicas para conhecer a percentagem de utilizadores que não são abrangidos pelas campanhas, o que muitas vezes apenas pode ser conseguido através de software específico.

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