Consumo mundial de calçado inicia caminho de recuperação
De acordo com o “Business Conditings Survey”, efetuado em março a 141 profissionais do setor, provenientes de mais de 42 países, o consumo mundial de calçado deverá aumentar 2,8%. Insuficiente, ainda assim, para atenuar o forte impacto do setor no último ano. Por área geográfica, previsivelmente o consumo de calçado aumentará, este ano, 5,8% na América do Sul, 3,8% na América do Norte a apenas 2% em Africa e Europa. Já na Ásia, o crescimento do consumo estará na média global (2,8%).
A maioria dos entrevistados acredita que, nos próximos seis meses, o volume do calçado comercializado aumentará, facto que revela uma evolução otimista comparativamente às perspetivas anteriores. Acresce que, mais da metade dos especialistas esperam que os preços do calçado estabilizem e quase um terço antevê que possam para aumentar já este ano.
Procura insuficiente tanto no mercado doméstico (50% das respostas) como nos mercados internacionais (mencionado por 48% dos inquiridos) é, por esta altura, a grande preocupação do setor. Também o aumento do custo das matérias-primas (41%) é uma preocupação crescente. A outro nível, 44% dos inquiridos, antevê dificuldades financeiros nos próximos meses.
Por segmentos de produto, serão ainda os desportivos (77% dos especialistas antevê que possam crescer) que continuarão a suscitar mais procura. Já os eternos clássicos, deverão esperar por melhores dias, seja no segmento feminino (apenas 16% prevê que possa crescer) como masculino (59% aponta mesmo para recuo).
Do ponto de vista do negócio, serão os canais online que continuarão a liderar o processo de comercialização. Cerca de 80% dos especialistas mundiais acredita que as vendas online aumentarão nos próximos três anos. No plano inverso, as lojas próprias (45% acredita que vão reduzir relevância nos próximos três anos) e lojas multi-marcas (recuo de 19%) perderão peso-relativo.
“São dados que não dão algum alento” adianta Luís Onofre, mas são também “um indicador claro que a recuperação será mais lenta do que todos desejaríamos”. Para o Presidente da APICCAPS, “as conclusões deste estudo reforçam o acerto estratégico de várias opções do setor do calçado: a procura de novos mercados, a aposta em produtos sustentáveis e a valorização dos produtos portugueses, nomeadamente nos canais online”.