APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Costa: País não aguenta novo confinamento

Costa: País não aguenta novo confinamento

16 Jul, 2020

António Costa considera que o inverno tem de ser preparado agora


“Devemos desejar o melhor, mas temos de nos preparar para o pior com o que já sabemos hoje”. As palavras são de António Costa, que considera que o pais não aguento um novo período de confinamento. O primeiro-ministro deixou alertas e avisou que o tempo é “curtíssimo” para preparar o próximo inverno.

"Há uma coisa que sabemos: Não podemos voltar a repetir o confinamento que tivemos de impor durante o período do estado de emergência e nas semanas seguintes, porque a sociedade, as famílias e as pessoas não suportarão passar de novo pelo mesmo", disse António Costa no discurso de apresentação do programa Simplex.

"O tempo é curtíssimo, se calhar não conseguimos fazer tudo, mas temos mesmo de arregaçar as mangas e fazer o máximo possível para assegurar a continuidade do funcionamento da sociedade, designadamente das escolas, das empresas e dos serviços da administração pública, mesmo numa condição tão ou mais adversa como aquela que vivemos em março. Temos de acelerar este processo", reforçou António Costa.

O chefe do Governo acredita que a ciência pode não assegurar que o próximo inverno seja ‘calmo’, nem que “não se vivam momentos tao difíceis como o que vivemos em março. Nada nos dizendo a ciência, só sabemos que a nossa intuição nos diz que no inverno há habitualmente menor imunidade. Não é por acaso que no inverno há mais doentes do que no verão, há mais gripes do que no verão”.

Até à data, recuperaram 560 pessoas e o numero de casos ativos diminuiu pelo segundo dia consecutivo. António Costa reforçou, no entanto, que a sociedade está mais “disciplinada”. "Todos os serviços e empresas estão mais bem organizados para assegurar estas condições. Temos de usar os recursos europeus disponíveis, há que acelerar e elevar a ambição daquilo que podemos e devemos fazer. Esse é um outro contrarrelógio que está a correr e que não podemos perder", disse.

Partilhar:

Últimas Notícias