Um manifesto da COTANCE
O couro curtido a vegetal é atualmente um produto bastante apreciado. A COTANCE - associação que representa a indústria europeia de curtumes – tem vindo a promover a divulgação de informação relevante e atualizada, de forma a desmistificar mitos.
O couro curtido a vegetal é um couro produzido com recurso a agentes de curtimenta de origem vegetal, como extratos de casca de árvores, de frutos ou de folhas que transformam a pele de um animal num material durável com muitas propriedades atrativas.
Novas formulações têm surgido, utilizando grainhas de uva, folhas de oliveira entre outras de origem vegetal. Este processo permite obter couros firmes, altamente resistentes à abrasão, com boas propriedades técnicas e hipoalergénicos. Estes também evidenciam vantagens anti-baterianas, são respiráveis e com boa absorção e libertação da humidade.
O couro curtido a vegetal pode ser designado por "couro vegetal" por uma questão de conveniência, apesar de alguns terem aproveitado esta circunstância para oportunisticamente colarem designações de couro vegan ao couro vegetal. Contudo, a confusão entre o "couro vegetal" e o "couro vegan" foi rapidamente denunciada e considerada inaceitável.
De facto, não existe tal coisa como "couro vegan" – é mais apropriado falarmos de materiais vegan, quer estes tenham origem em derivados do petróleo ou sejam de origem vegetal.
Alguns países europeus têm Decretos e Regulamentos que regulam o uso do termo "couro" e/ou a etiquetagem de artigos em couro (Espanha, França, Itália, Bélgica, Grécia, Estonia). Contudo, apenas o calçado tem legislação uniforme na UE, mas nem esta circunstância previne a existência de descrições e promoção enganosas que afetam o termo couro.
Contudo, não existe qualquer legislação aplicável a nivel europeu para outros artigos em couro para o proteger de associações enganadoras do termo ao ananás, a cogumelos, vinho, etc.
Em conjunto com a COTANCE, as organizações europeias da indústria de curtumes estão a trabalhar arduamente para conseguirem a proteção do termo couro dentro da União Europeia.