APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Couro: um presente da natureza!

Couro: um presente da natureza!

3 Jan, 2022

Um manifesto da COTANCE e da APIC


A COTANCE, entidade europeia responsável pela promoção do couro, em parceria com a APIC (Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes), lançaram o manifesto: Couro, um presente da Natureza, onde dão a conhecer as condições de tratamento do gado e as normas de bem-estar animal que lhes estão associadas.

“Segundo dados da FAO, existem cerca de 1,600 milhões de bovinos, 1,150 milhões de ovinos e 1,000 milhões de caprinos no mundo.
As razões para a criação de animais são múltiplas e vão desde a sua criação para lacticínios e carne, até à sua utilização como fonte de prestígio social, bens, poder ou um meio de transporte conveniente.

Os animais convertem erva e folhas que não podem ser assimiladas pelos humanos em alimentos altamente nutritivos. Na UE, quase 50% das suas forragens são fornecidas por pastagens; o resto é constituído por rações provenientes de culturas forrageiras, resíduos de culturas, bolos de oleaginosas, subprodutos e cerca de 13% de cereais.

O gado mantém os nossos pastos e a sua biodiversidade em boa forma. Onde o gado é criado, as normas de bem-estar animal são essenciais e a Política de Bem-Estar Animal da UE inclui as "Cinco Liberdades para o Bem-Estar dos Animais de Criação".

O bem-estar dos animais é um dever ético. Uma obrigação que só tem vantagens; apenas animais bem alimentados e saudáveis produzem leite de qualidade e, no final das suas vidas, uma carne saborosa. Além disso, apenas animais bem tratados desfrutam de uma pele saudável, que os curtidores podem depois transformar em couro bonito.

Inversamente, a falta de bem-estar dos animais só tem consequências adversas. Há, evidentemente, sofrimento animal, mas também agricultores que sofrem perdas permanentes, e, no fim da cadeia, um curtidor que não recebe uma matéria-prima de qualidade. Doenças animais, ataques de parasitas, lesões ou alergias de pele são todas reveladas quando as peles são transformadas em couro.

Os curtidores podem ler peles e couros como um livro aberto. Podem identificar a forma como o animal foi tratado durante a vida e se o abate e a esfola foram realizados de forma profissional. Quanto menos defeitos encontrarem, melhor os animais foram tratados.

Uma pele de boa qualidade produz um couro de boa qualidade. Sempre que possível, os curtidores europeus escolhem e escolhem apenas o melhor. Investem tempo, recursos e esforços em transparência e rastreabilidade de modo a alimentar a informação sobre defeitos nas suas cadeias de abastecimento a montante e ajudar a melhorar continuamente a qualidade através de um melhor bem-estar animal.

Mais couro de qualidade significa uma cadeia de valor mais sustentável; menos desperdício, melhor ética e mais prosperidade para todos!"

Partilhar:

Últimas Notícias