APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

COVID-19: Portugal regista segundo pior dia de sempre

COVID-19: Portugal regista segundo pior dia de sempre

9 Out, 2020

País volta a furar a barreira dos 1.000 casos diários


Portugal registou ontem 1.278 casos de COVID-19, tornando o dia 8 de outubro o segundo pior dia da pandemia, desde março. Desde o início do mês, Portugal já registou mais de 7 mil novas infeções.

O país voltou, assim, a furar a barreira das 1.000 novas infeções por dia. Pior do que os dados de dia 8 só mesmo dia 10 de abril, quando foram confirmados 1.516 novos casos. No dia de ontem foram ainda registados 10 óbitos e 801 internados, sendo que 115 estão nos cuidados intensivos. Estes últimos números são relativamente mais baixos

Por regiões, destaque para o Norte do país, onde se registam metade das infeções 50,2%. A Região de Lisboa e Vale do Tejo acumulou 37,7% das novas infeções. 

Valores não preocupam Governo
O Governo não se mostra surpreendido com o número de infeções registado. O primeiro-ministro já tinha ‘previsto’ este aumento de casos que aconteceu “um pouco mais tarde do que esperava”. Ontem, depois da divulgação dos dados pela DGS, a ministra Mariana Vieira da Silva comentava que “os números que estamos a conhecer neste momento são os que tínhamos previsto que acontecessem e é nesse quadro de avaliação da evolução da pandemia que na próxima semana tomaremos decisões”.

Por outro lado, o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) deixa alertas. Alexandre Lourenço acredita que os hospitais estao bem preparados para uma segunda vaga, mas é necessário não esquecer “os doentes não COVID”.

“Na maioria das instituições aquilo que vamos ter que fazer e que temos preparado é que, não tendo recursos e não sendo possível ter recursos para responder à questão da Covid e também às necessidades gerais dos doentes, vamos ter que, mais uma vez, começar a adiar atividade programada - cirúrgica e consultas - para realocar esses recursos para a resposta à Covid-19”, diz o presidente da APAH.

Partilhar:

Últimas Notícias