Há apenas três anos a Colômbia, e a América Latina em geral, era um mercado quase proibido para as empresas portuguesas. A presença na ColombiaModa tudo alterou. Em julho próximo, o calçado está de regresso a Medellín.
“As oportunidades do mercado colombiano para o calçado português são praticamente inesgotáveis”. A frase é do Embaixador de Portugal na Colômbia, João Ribeiro de Almeida. Os números crescentes parecem dar-lhe razão. No final de 2016, as vendas para Chile, Colômbia e Panamá ascendiam já a 3,5 milhões de euros. Nos primeiros meses de 2017, continuam o seu desempenho muito positivo.
Segundo a Inexmoda, a entidade responsável pela organização do evento, “a ColombiaModa reúne a oferta mais completa de moda do país, agrupando num só espaço calçado, vestuário, espaços de negócios, espaço de tendências e desfiles de moda”. A edição de 2016 fechou com um número recorde de 50 mil visitantes nos três dias do evento, dos quais 12.300 compradores oriundos de 55 países. A ColombiaModa chegou ao fim com as expectativas de negócio avaliadas em cerca de 399 milhões de dólares, um crescimento de 17% em relação a 2015. Esta dinâmica de crescimento apenas foi possível graças ao aumento de 21% dos compradores, oriundos do México, Costa Rica, Estados Unidos e Equador.
O ADN do calçado português parece ter seduzido tanto clientes como críticos da especialidade. Marcela Estrada, editora de Moda da revista colombiana Infashion, considera que “a qualidade do calçado português é inegável. Nota-se logo à primeira vista. O público colombiano já adora os sapatos portugueses”. Já Clara Henriquez, Directora da Inexmoda e ColombiaModa, destaca “o design perfeito. Reflecte um grande poder criativo”.
O aumento do PIB da economia colombiana e crescimento da população de classe média alta geram uma oportunidade para a indústria portuguesa de calçado. Para Marcela Estrada “o país está a crescer de forma muito rápida, a abrir-se ao exterior e é muito importante que o público colombiano possa contactar com bons produtos do exterior, como os sapatos portugueses”.
Este ano, a indústria do calçado português volta a participar na ColombiaModa. Uma dezena de empresários fazem as malas até Medellín dispostos a consolidar as exportações na América Latina. ”Vai ser muito bom ter as empresas portuguesas por cá”, admite Cristina Forero, Directora da revista Soho. Lila Ochoa, Diretora da principal publicação de moda Fucsia acrescenta outro aspecto: “as empresas portuguesas têm um grande poder criativo e são muito bem-vindas à Colômbia”.