“Captar uma nova geração de talentos”. Este é o objetivo da campanha de angariação de jovens que a APICCAPS está a empreender nos principais polos produtivos da fileira do calçado em Portugal.
Com o slogan “Feeling Sexy”, acompanhado da frase “vem pertencer à indústria mais sexy da Europa”, esta nova campanha assenta num pressuposto claro: a fileira do calçado em Portugal criou mais de 9.000 postos de trabalho desde 2010 e, nesse sentido, proporciona oportunidades de carreira para jovens em várias áreas, desde a produção ao design, passando pela logística, novas tecnologias, marketing ou área comercial. Em traços gerais, esta iniciativa, que contará com o apoio do Programa Norte 2020, traduzir-se-á, nas próximas semanas, em ações de rua, em ações nas escolas e nas redes sociais.
Esta é uma das primeiras medidas do novo presidente da Associação, Luís Onofre. Reforçar as competências técnicas do setor é uma das grandes prioridades para o próximo triénio. Para além de atrair jovens qualificados, incentivar a formação e a incorporação de competências de alto valor acrescentado (design, moda, marketing, novas tecnologias, entre outras), promover um programa de estágios internacionais, lançar um programa de empreendedorismo ou promover uma reformulação inteligente dos programas de formação são algumas das medidas mais relevantes no domínio da formação e qualificação que a APICCAPS deverá empreender nos três próximos anos.
Acresce que os cursos ministrados pela Academia de Design e Calçado, com instalações em S. João da Madeira e em Felgueiras, direcionados às necessidades de mão-de-obra do setor do calçado, têm um grau de empregabilidade muito elevado. Os alunos têm acesso a apoios financeiros para transporte e alimentação e, em muitos casos, a uma bolsa de estudo. Os estágios em empresas do setor fazem parte do programa educativo.