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A jornada do calçado português

A jornada do calçado português

27 Dez, 2017

A promoção comercial externa continua a ser a principal prioridade para a indústria portuguesa de calçado. Desde o segundo semestre de 2016 até à data o setor concretizou 750 participações de empresas em 70 feiras no exterior com um investimento na ordem dos 16,7 milhões de euros em feiras internacionais.

Para 2018 está prevista a participação de 200 empresas em cerca de 60 feiras no exterior, divididas por 16 países.
 
A crescimento contínuo do calçado português nos últimos anos – a confirmarem-se os bons resultados 2017 será o oitavo ano de crescimento do setor – é o resultado de um estratégia de internacionalização de longa duração. Se 2017 foi um ano se consolidação estratégica em mercados como a Colômbia, Chile, Japão e Peru, 2018 será um ano de aposta sem precedentes nos Estados Unidos.

A Europa continua a ser o principal mercado para as empresas portuguesas. Já em janeiro começa a ofensiva promocional do setor: primeiro na Pitti Uomo, em Florença, estarão reunidas algumas das mais relevantes marcas mundiais do segmento masculino. Dias mais tarde, a indústria concentra-se em Garda. A Expo Riva Schuh recebe, de 13 a 16 de janeiro, 60 empresas nacionais. A feira de Garda tem vindo a crescer edição após edição e é, cada vez mais, uma feira preponderante para as empresas nacionais.

Dos inquéritos realizados aos participantes em feiras verificou-se que os principais objetivos das empresas passam por conquistar novos clientes e aumentar as exportações. “As empresas estão a participar em feiras mas estão, cada vez mais, a conseguir novos contactos. Ou seja, estão a conseguir diversificar a sua carteira de clientes e a conseguir evoluir em termos de diversificação de mercados.”


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