Portugal continua a consolidar a presença na maior feira de calçado do mundo. No total, 94 empresas vão integrar a comitiva nacional na MICAM, que se realiza de 11 a 14 de fevereiro próximo, e MIPEL (feira de acessórios).
A presença na MICAM insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e AICEP, com o apoio do Programa Compete 2020, e que visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos.
Sensivelmente 200 empresas da fileira do calçado estão a participar, desde o início do ano, num megaprograma de promoção à escala internacional, que se traduzirá na presença em mais de 60 dos mais prestigiados fóruns internacionais da especialidade.
Fevereiro frenético
Las Vegas, Londres, Paris, para além de Milão, são destinos obrigatórios para as empresas portugueses em fevereiro deste ano. No total, em pouco mais de 20 dias, o setor de calçado participará em 10 certames profissionais no exterior.
Forte presença na MICAM
Em fevereiro, em Milão, Portugal registará uma das maiores presenças de sempre num evento no exterior. Ao todo, as 90 empresas portuguesas respondem por mais de oito mil postos de trabalho e sensivelmente 500 milhões de euros de exportação integrarão a Micam. Na Mipel, quatro das mais importantes empresas portuguesas promoverão o crescente setor de artigos de pele.
A promoção comercial externa é a primeira das prioridades para a indústria portuguesa de calçado, que coloca no exterior mais de 95% da sua produção. A presença na maior e mais prestigiada feira de calçado do mundo será, uma vez mais, da maior importância, prevendo-se um investimento global na ordem dos 2 milhões de euros. Ao todo, mais de 1 600 expositores, de aproximadamente 50 países, e mais de 40 mil visitantes profissionais marcarão presença na feira de Milão. Portugal voltará a ser a segunda maior delegação estrangeira na feira, sendo apenas superada pela Espanha.