APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Geração 4.0: Miguel Moreira

Geração 4.0: Miguel Moreira

1 Out, 2018

Trabalha na empresa familiar  há 10 anos. O calçado sempre foi uma paixão. Formado em Gestão, Miguel Moreira assume, ao lado da família, a liderança da Gladz, a nova marca da empresa Fernanda Oliveira.

Começar a trabalhar no setor foi uma escolha natural?
Sim, sem dúvida. Eu cresci no meio dos sapatos. Lembro-me de ser pequeno e ir “ajudar” para a fábrica nas férias. É um gosto que fui ganhando. Na altura de estuda, e uma vez que os meus pais eram os donos da fábrica, fez mais sentido ter uma formação na área financeira. As empresas são mais do que produzir sapatos, é necessário saber gerir. Quando entrei, começamos a pensar na ideia de criar uma marca nossa.

Quais são as maiores dificuldades neste processo de sucessão?
Quando cheguei à empresa sempre tive liberdade de escolha, no entanto, sempre mantive os meus pais nos processos de decisão: eles têm sempre uma palavra a dizer. É um compromisso entre gerações. E, para mim, assim é que faz sentido.

O que achas que a geração de empresários tem para oferecer?
Esta nova geração - que está a suceder aos pais - tem uma caraterística comum: aposta na criação de marcas. Há uns anos atrás este pensamento não existia…estávamos focados apenas em produzir, mas hoje em dia é diferente. Todos os empresários tentam deixar uma pegada no mundo.

O que está a mudar no setor?
Falta muita mão-de-obra especializada. Todos os dias nascem designers, criativos e cargos ligados à imagem. No entanto, faltam pessoas para trabalhar na produção. A nova geração tem muita apetência para criar, tem boas ideias e consegue sonhar muito alto, mas acho que falta formação especializada. Qualquer jovem que seja designer de calçado devia passar por formações: é essencial conhecer o processo produtivo.

Que conselho darias a alguém que está a começar no setor?
Que tentem ser genuínos, que tentem ter ideias verdadeiramente diferentes e que não se inspirem em ideias que já existem. Acima de tudo que tenham uma história para contar. Hoje em dia…sapatos há muitos. Mas uma história associada faz a diferença.

A Gladz nasceu como um manifesto às mulheres…porque?
A Gladz nasceu porque sempre quisemos ter uma marca nossa, de que gostássemos verdadeiramente e que nos fizesse sentir felizes (Glad). Foi assim que nasceu o nome. Depois, decidimos criar uma história à volta da marca e associar mulher influentes a cada coleção, como Simone de Beauvoir e Marie Curie. E esta ‘atmosfera’ cria muita curiosidade juntos dos clientes.

Partilhar:

Últimas Notícias