APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Quando as bolas de ténis se transformam em…solas

Quando as bolas de ténis se transformam em…solas

6 Fev, 2020

Sabia que já existem solas para calçado feitas a partir de bolas de ténis em fim de vida? Agora é possível! Produzidas pela ISI Soles, em Felgueiras, estes produtos reutilizam bolas em fins de vida.

Por ano são fabricadas 300 milhões de bolas de ténis. Não havendo neste momento alternativa à sua reciclagem, as bolas acabam por ser encaminhadas para os aterros onde se decompõem lentamente. Cada tenista experiente utiliza, em média, 3 bolas de ténis por jogo ou por sessão de treinos. Após este período, as bolas chegam ao fim do seu ciclo de vida.

A ISI Soles, uma empresa sediada em Felgueiras que se dedica à produção de solas para calçado, estudou o problema e, após vários testes laboratoriais, desenvolveu solas para calçado ecológicas, baseadas na reciclagem destes produtos. As bolas de ténis são trituradas num moinho, é feita uma mistura com aparas de cortiça, também estas derivadas de desperdícios de rolhas, e termoplástico (TR), sendo, posteriormente, a sola injetada.


“Foi um desafio lançado por um cliente holandês. Foram efetuados vários testes, com a combinação de diferentes materiais, de forma a conseguir uma sola que cumpra todos os requisitos e propriedades químicas e físicas. Uma sola que seja confortável, durável e amiga do ambiente”, afirma Vítor Mendes, CEO da ISI Soles. Os sapatos estão agora em produção na fábrica de calçado Viago Shoes.

A preocupação com o ambiente e a sustentabilidade é uma constante na ISI Soles, que adota princípios de produção sustentável e utiliza a ecoeficiência como referencial para todas as operações desenvolvidas. Exemplo disso é a linha de solas Vegan, que recebeu o selo “Peta – Approved Vegan”, bem como solas compostas por matéria-prima de base biológica ou biodegradável.



Partilhar:

Últimas Notícias