APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Começou a fase mais difícil em Portugal

Começou a fase mais difícil em Portugal

26 Mar, 2020

Fase de mitigação começou hoje à meia-noite


Começou a fase mais difícil da contenção ao novo Coronavírus em Portugal. A fase de mitigação começou à meia-noite e corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado.

Os especialistas asseguram tratar-se da fase mais grave de contágio. “Estamos na fase 3.2”, o que pressupõe a possibilidade de “transmissão comunitária”, adiantou Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde.

Assim, depois das fases de contenção e de contenção alargada, entramos na fase da mitigação do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença.  Este nível 3 (nível vermelho de alerta) prevê a “presença de casos de Covid-19 em território nacional”, dividindo-se em dois subníveis: nível 3.1. — “cadeias de transmissão em ambientes fechados”; nível 3.2. — “cadeias de transmissão em ambientes abertos”.

Durante esta fase, “as cadeias de transmissão do Covid-19 já se encontram estabelecidas em Portugal, tratando-se de uma situação de pandemia activa”. As medidas de contenção passam a ser insuficientes e “a resposta é focada na mitigação dos efeitos do covid-19 e na diminuição da sua propagação, de forma a minimizar a mortalidade — a relação entre o número mortes provocadas pela doença, num determinado local e período de tempo — e/ou até o surgimento de uma vacina ou novo tratamento eficaz”.

Isso implica, segundo o plano da DGS, que todos os hospitais do SNS sejam chamados a dar resposta, que os hospitais do setor privado e social sejam envolvidos na fase de diagnóstico e na gestão de casos, que o isolamento de doentes possa ser feito em casa e que o uso de máscara possa ser recomendado para pessoas com “susceptibilidade acrescida” em contextos de grandes aglomerados ou nos serviços de saúde.

Partilhar:

Últimas Notícias