APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Forte resposta da União Europeia

Forte resposta da União Europeia

26 Mar, 2020

Resposta da UE ao novo coronavírus


Mário Centeno defendeu, esta semana, que a Europa está a dar respostas sem precedentes para evitar que a crise económica provocada pela pandemia não se transforme numa ‘crise financeira’.

O presidente do Eurogrupo defendeu que as instituições europeias estão a "agir rapidamente para responder à profunda disrupção económica causada pelo novo coronavírus” e assegurou que “as medidas não ficarão por aqui, apontando que o Eurogrupo discutirá medidas suplementares. Em apenas uma semana, as nossas medidas orçamentais para apoiar as economias da zona euro praticamente duplicaram em dimensão ", sublinhou Mário Centeno. “Aumentaram-se os regimes de apoio à liquidez destinados às empresas e aos trabalhadores de 10 % para mais de 13 % do PIB. Estão a ser aplicadas medidas coordenadas a nível europeu, para complementar os esforços envidados a nível nacional. Em terceiro lugar, demos início a um debate sobre novas formas de apoio para reforçar a gestão da crise e preparar terreno para a recuperação económica”.

O ministro das Finanças apontou a suspensão das regras orçamentais – inscritas no Pacto de Estabilidade e Crescimento – proposta pela Comissão Europeia, bem como a ação do Banco Central Europeu – com o lançamento de um programa de compra de ativos no montante de 750 mil milhões de euros, “como medidas sem precedentes. E mais vem a caminho”.
 

Partilhar:

Últimas Notícias