APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Lay-Off: Apoio às empresas começa a ser pago hoje

Lay-Off: Apoio às empresas começa a ser pago hoje

24 Abr, 2020

Para empresas que entregaram o pedido de adesão até dia 10 de abril


As empresas que entregaram o pedido de adesão ao regime do ‘lay-off’ simplificado até ao dia 10 de abril começam hoje a receber o apoio. No entanto, ainda há processos que terão de ser corrigidos, segundo a ministra do Trabalho.

As datas de pagamento já tinham sido anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, mas na quinta-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, deu mais pormenores. “Estamos a procurar que sejam pagas [as compensações] aos pedidos que entraram até dia 10 de abril e o pagamento será feito em três dias, uns a dia 24, outros a 28 e a 30”.

Ana Mendes Godinho informou, ainda, que os pagamentos relacionados com os restantes pedidos serão feitos “durante a primeira quinzena de maio”, uma informação já anunciada pelo primeiro-ministro.

De acordo com a Lusa, o número de pedidos de empresas de adesão ao ‘lay-off’ simplificado (redução temporária do horário de trabalho ou suspensão dos contratos) registados até ao dia 10 de abril foi de 62.341. No entanto, a ministro do Trabalho  explicou que nem todos estão em condições de obter ‘luz verde' por falta de informações ou falhas no preenchimento.

“Há muitos processos mal instruídos. Cerca de 10 mil, por exemplo, não tinham indicado o IBAN”, disse a ministra. “As empresas vão ser notificadas para corrigirem os requerimentos. Aquilo que vai ser pago é relativamente aos processos que estavam bem instruídos”. 

A ministra destacou ainda situações de empresas que “apresentaram vários requerimento, gerando dúvidas na análise aos processos e que essas empresas também estão a ser notificadas”.

Segundo os dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, mais de 91 mil empresas pediram para aderir ao 'lay-off' simplificado entre 31 de março e quinta-feira, correspondendo a um universo potencial de 1.145.660 trabalhadores.

Partilhar:

Últimas Notícias