APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

CIP propõe 3 mil milhões para capitalizar as empresas

CIP propõe 3 mil milhões para capitalizar as empresas

18 Mai, 2020

CIP apresenta proposta de medidas de apoio à retoma da economia


A CIP (Confederação Empresarial de Portugal) entregou ao Governo novas propostas para um Plano Extraordinário de Suporte à Economia Portuguesa. Em causa estão um conjunto de medidas capazes de contribuir para a sobrevivência e desenvolvimento das empresas e a manutenção do emprego, bem como instrumentos para a recapitalização das empresas e o reforço das linhas de crédito.

No documento são propostas sete medidas para a capitalização das empresas portuguesas, incluindo a criação de um Fundo de Emergência com 3.000 milhões de euros de disponibilidades, a conversão de garantias de Estado em incentivos a fundo perdido, a criação de uma linha de dívida subordinada COVID-19 e a definição de incentivos fiscais à capitalização.

Esta é uma atualização das propostas apresentadas pela CIP no início de abril, face ao novo período de retoma da atividade económica, da avaliação das necessidades das empresas e das dificuldades criadas pelos limites e atrasos dos apoios disponibilizados.

A CIP defende, também, o reforço das linhas de crédito criadas no âmbito dos instrumentos de resposta à pandemia de COVID-19, que se revelaram insuficientes e se encontram já esgotadas, assim como defende a criação de novos instrumentos para financiamento dos agentes económicos.

“É agora necessário que as empresas consigam ultrapassar esta crise, resolvendo atempadamente problemas de liquidez, e retomem a atividade sem custos acrescidos e insuportáveis, como juros, amortizações e impostos”, afirma o presidente da CIP, António Saraiva. "Isto deve acontecer ao mesmo tempo que se garante o rendimento dos trabalhadores e o seu posto de trabalho a médio e longo prazo”.

Estas novas propostas foram também entregues ao Presidente da República e aos partidos com assento parlamentar.

Recorde-se que a APICCAPS integra a CIP, sendo Luís Onofre, na qualidade de Presidente de Associação, Vice-Presidente do Conselho Geral da Confederação Empresarial de Portugal.

Photo by Bill Oxford on Unsplash

Partilhar:

Últimas Notícias