APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

PIB da zona euro cai 3,8% no primeiro trimestre

PIB da zona euro cai 3,8% no primeiro trimestre

19 Mai, 2020

Maior quebra em 25 anos


O PIB da zona euro registou uma queda de 3,8% nos primeiros três meses do ano, quando comparado com o quarto trimestre do ano passado. Esta é a maior quebra em 25 anos. No conjunto da União Europeia, a contração foi de 3,3%, afetada pela pandemia de COVID-19. 

Segundo os dados do Eurostat, no último trimestre do ano passado, o PIB da Zona Euro tinha aumentado 0,1% e o da União Europeia 0,2%, mas em março as medidas de contenção para travar o contágio da pandemia de COVID-19 começaram a ser aplicadas de forma generalizada pelos Estados-membros. Na comparação homóloga, a queda foi de 3,2% na Zona Euro e de 2,6% na União Europeia, depois de um crescimento de 1% e de 1,3%, respetivamente, registado no final do ano passado.

De entre as maiores economias europeias, França, Espanha e Itália registaram as quedas mais abruptas do PIB. No conjunto dos três meses, a economia francesa contraiu 5,8%. Espanha recuou 5,2% e Itália contraiu 4,7%. A Alemanha, a maior economia da zona euro, entrou em recessão, com uma queda de 2,2% do PIB, depois de já ter registado uma contração de 0,1% no quarto trimestre de 2019.

Também o emprego sofreu quebras significativas. O número de pessoas empregadas diminuiu 0,2%, tanto na zona euro, como na União Europeia, nos primeiros três meses de 2020, em comparação com o quarto trimestre de 2019. Esta foi a primeira queda desde o segundo trimestre de 2013 no conjunto dos países da moeda única e desde o primeiro trimestre também de 2013 para a União Europeia, nota o Eurostat. Nos últimos três meses do ano passado, o emprego ainda estava a crescer, tendo aumentado 0,3% nos dois agregados.

Partilhar:

Últimas Notícias