APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Calçado, vestuário e resina: uma aposta na transição climática

Calçado, vestuário e resina: uma aposta na transição climática

19 Out, 2020

Plano de Recuperação prevê investimentos nos setores do calçado, vestuário e resina


O Plano de Recuperação e Resiliência foi entregue, na passada semana, em Bruxelas. Portugal foi o primeiro pais a apresentar um plano de recuperação. No plano apresentado, o Governo português planeia usar 150 milhões de euros das subvenções de Bruxelas para desenvolver uma bioindústria e produtos que substituam máterias-primas de origem fóssil por recursos biológicos em setores considerados estratégicos, como o vestuário, o calçado e a resina.

De acordo com o plano, a lógica é promover “novos produtos de alto valor acrescentado” para a economia portuguesa e, em simultâneo, transitar “para uma economia de baixo carbono, circular”, explica o Plano.

“A promoção da bioeconomia sustentável pretende funcionar como acelerador da economia nacional, para modernizar e desenvolver uma bioindústria nacional, através da produção de novos produtos de alto valor acrescentado, a partir de recursos biológicos, diminuindo o consumo de matérias-primas de origem fóssil e contribuindo, simultaneamente, para a diminuição das emissões de carbono”.

Esta componente destina-se “ao setor empresarial fomentando mudanças estruturais ao nível da promoção da bioeconomia sustentável e visa incentivar três setores estratégicos para a economia portuguesa: o têxtil e vestuário (ITV), o calçado e a resina. Este investimento engloba iniciativas como a dinamização das atividades de I&D(incluindo a aquisição de equipamento) para o aproveitamento de matérias-primas de base florestal”.

O Plano de Recuperação e Resiliência prevê, ainda, a “dinamização do setor agro-industrial para valorização resíduos como fonte matérias-primas. Prevê-se, adicionalmente, a implementação de vários pilotos industriais e agro-industriais, para comprovar o bom desempenho ambiental das novas tecnologias mais sustentáveis”.

Conheça, aqui, o plano de recuperação económica.

Partilhar:

Últimas Notícias