APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Estado de Emergência até 15 de abril

Estado de Emergência até 15 de abril

26 Mar, 2021

Marcelo pede prudência na Páscoa


Marcelo Rebelo de Sousa decretou ontem a renovação do estado de emergência até 15 de abril. A medida teve autorização do parlamento, com votos a favor de PS, PSD, CDS-PP e PAN e a abstenção do BE.

"Na sequência da votação amplamente favorável da Assembleia da República esta tarde, o Presidente da República assinou o Decreto que renova o Estado de Emergência até 15 de abril", lê-se na nota publicada no site da presidência.

Este é o 14.º diploma do estado de emergência - que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias - do chefe de Estado para permitir medidas de contenção da covid-19.

O atual período de estado de emergência termina às 23:59 da próxima quarta-feira, 31 de março. Esta nova renovação terá efeitos entre as 00:00 de 01 de abril e as 23:59 de 15 de abril.

Cautela na Páscoa
O Chefe de Estado apelou à prudência e sensatez dos portugueses no período da Páscoa para não se inverter a tendência de contenção da COVID-19 e se conseguir um esbatimento antes do verão.
"Portugueses, estamos mais perto do que nunca, mas ainda não chegámos à meta que desejamos: um verão e um outono que representem mesmo o termo de mais de um ano de vidas adiadas, de vidas atropeladas, de vidas desfeitas". Numa declaração ao país, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou a mensagem sobre um desconfinamento com sensatez: "Como eu disse no dia 09 de março, é preciso sensatez. E, desde já, sensatez durante a semana da Páscoa".
"Há ainda caminho a fazer, há ainda precaução a observar, há ainda moderação a manter", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.
O domingo de Páscoa será em 04 de abril. Marcelo Rebelo de Sousa realçou que este é "um tempo de encontro familiar intenso, em particular, em certas áreas do continente e das regiões autónomas".
"Por outro lado, a renovação do estado de emergência que eu hoje decretei vai vigorar até ao dia 15 de abril, ou seja, para além do tempo pascal. E aí haverá mais escolas, mais atividades económicas e sociais abertas e muito, muito maior circulação de pessoas".
Segundo o Presidente da República, é preciso assegurar que o desconfinamento decorre sem que "os números de infetados, de internados em cuidados intensivos e de mortos, assim como o indicador de transmissão ou contágio" aumentem invertendo a tendência dos últimos dois meses, para se conseguir "o esbatimento" da covid-19 no país "antes do verão".
"São apenas umas semanas, mas umas semanas que bem podem valer por muitos meses e anos ganhos na vida de todos nós. E comecemos já pela Páscoa, antes ainda das aberturas de abril e maio. Com prudência, com sentido de solidariedade, com esperança acrescida de futuro. Portugal merece-o. Todos nós, portugueses, o merecemos", reforçou.

Partilhar:

Últimas Notícias