APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Parlamento Europeu ratifica acordo sobre novas relações UE-Reino Unido

Parlamento Europeu ratifica acordo sobre novas relações UE-Reino Unido

28 Abr, 2021

Aprovado o Acordo de Comércio e Cooperação entre UE e Reino Unido


O Parlamento Europeu aprovou o Acordo de Comércio e Cooperação entre União Europeia e Reino Unido. Este acordo estabelece o novo quadro de relações entre as duas partes no pós-‘Brexit’.

Numa votação realizada esta terça-feira, na abertura do terceiro dia da sessão plenária que decorre em Bruxelas, o acordo foi aprovado com 660 votos a favor, cinco contra e 32 abstenções, encerrando-se assim o longo processo de separação entre UE e Londres.

A votação no hemiciclo teve lugar depois de, em 15 de abril, as comissões dos Negócios Estrangeiros e do Comércio do Parlamento Europeu terem finalmente votado a favor do acordo comercial e de cooperação pós-Brexit, abrindo caminho para sua ratificação final.

As comissões parlamentares tinham suspensivo a votação em março, em protesto contra as alterações britânicas nos acordos comerciais na Irlanda do Norte, que Bruxelas diz violarem os termos do Acordo de Saída do ‘Brexit’, tendo por isso aberto um processo de infração a Londres.

O Acordo de Comércio e Cooperação pós-‘Brexit’ foi negociado entre o Reino Unido e a UE e concluído em 24 de dezembro de 2020, começando a ser aplicado provisoriamente em 01 de janeiro. O prazo para a sua ratificação termina na próxima sexta-feira, 30 de abril, para permitir a conclusão da revisão jurídico-linguística do texto e respetiva aprovação pelo Parlamento Europeu.

Partilhar:

Últimas Notícias