APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Acordo sem precedentes alcançado pelo G7

Acordo sem precedentes alcançado pelo G7

7 Jun, 2021

Acordo vai permitir tributar as grandes empresas com um imposto mínimo de 15%


Vários governantes mundiais chegaram a um acordo “histórico e sem precedentes”, que vai permitir tributar as grandes empresas com um imposto mínimo de 15%. Os ministros das Finanças dos países do G7 chegaram, este sábado, a acordo para implementar uma taxa global sobre as grandes multinacionais.

O anúncio foi feito pelo ministro britânico das Finanças, Rishi Sunak, no Twitter. Os responsáveis dos sete países mais ricos do mundo acordaram aplicar um IRC mínimo de 15% sobre os lucros dessas empresas. O objetivo é assegurar que "as empresas certas paguem os impostos certos, nos locais certos".

A medida deverá atingir, por exemplo, gigantes da tecnologia como a Amazon ou a Google. "Estou encantado por anunciar que os ministros das Finanças do G7 alcançaram hoje, após anos de discussão, um acordo histórico sobre o sistema global de impostos", escreveu Sunak.

O acordo agora será discutido em mais detalhes na reunião dos ministros das Finanças do G20 em julho.

Acordo sem precedentes
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, enalteceu o acordo “sem precedentes”, que vai permitir um “tremendo impulso” para o objetivo de alcançar um imposto global mínimo de 15%. Para Yellen esta taxa vai tratar a classe média e os trabalhadores de uma forma “justa”, impulsionar a economia e incentivar os países a competir em termos de “educação, capacitação da mão-de-obra e investigação”, segundo avança a Lusa.

O Presidente de Espanha, Pedro Sánchez, sublinhou que este acordo vai permitir “uma maior contribuição das grandes empresas mundiais”.  Numa publicação na rede social Twitter, Sánchez salientou que que este “acordo histórico” permite avançar em direção a um sistema tributário para a era digital, tendo em vista “uma melhor distribuição da riqueza”.

Por sua vez, o ministro Francês das Finanças, Bruno Le Maire, classificou o acordo alcançado pelo G7 como um “passo histórico” na luta contra a “evasão tributária”. Le Maire disse que a taxa de, pelo menos, 15% é “um ponto de partida”, acrescentando que “a luta vai continuar no G20 e na OCDE”.

Agradecendo o trabalho dos seus homólogos, Sunak reiterou que este acordo “de significância histórica” permite adequar o sistema global de impostos ao século XXI.

O G7
O G7, inicialmente G8, foi criado em 1975 como um fórum informal que reúne os líderes das principais nações industrializadas do mundo.

Ao longo dos anos, as cimeiras anuais do G7 tornaram-se uma plataforma para determinar a evolução do discurso multilateral e definir respostas políticas a desafios globais. O G7 é composto pelos seguintes países Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e    Estados Unidos.

Partilhar:

Últimas Notícias