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Semana de Moda masculina arranca em Milão

Semana de Moda masculina arranca em Milão

17 Jan, 2022

Arranca hoje em Milão a Semana de Moda masculina


Todas as atenções estão, a partir de hoje, concentradas em Milão, na Semana de Moda Masculina (Milano Moda Uomo). Ainda que o avançar da pandemia tenha alterado os planos iniciais, a Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI) anunciou um calendário cheio de novidades.

A decorrer de 14 a 18 de janeiro, a Semana de Moda de Milão contará com quatro desfiles físicos por dia. A organização espera um total de 16 desfiles físicos, 33 apresentações, 18 conteúdos digitais e sete eventos. Nos desfiles, apenas são permitidos 100 convidados, sendo a transmissão em direto uma das grandes apostas da organização.

Uma das grandes ausências é Giorgio Armani, que cancelou todas as apresentações programadas. Em representação do made in Italy, as marcas Zegna, Dsquared2, Fendi, Dolce & Gabbana, Philipp Plein, Etro e Prada mantêm as suas apresentações físicas. Também a Louis Vuitton marca presença na Semana de Moda, através de uma instalação e apresentação exclusiva em homenagem a  Virgil Abloh, na flagship da Via Montenapoleone.

Designers portugueses em Milão

Miguel Vieira e David Catálan apresentam as suas propostas em Milão na próxima semana. Com o apoio do Portugal Fashion, ambos os designers apresentam as coleções para a estação de outono-inverno 2022/2023 na próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro.

David Catalán, às 11 horas, e Miguel Vieira, às 12 horas, sobem à passerelle do Padiglioni Visconti, no número 58 da Via Tortona.

Mas as novidades não ficam por aqui. Além dos desfiles e apresentações, o Portugal Fashion promove um showcase comercial, também no dia 17, que junta buyers internacionais aos dois designers. Será no showroom Studio Zeta, na Via Friuli, das 15h30 às 19h (horas locais).

“Este novo formato foi pensado para que a aposta internacional do Portugal Fashion não se esgote apenas na apresentação, promovendo, dessa forma, hipóteses de negócio e de comunicação”, diz o Portugal Fashion em comunicado.

Miguel Vieira apresenta um “Black Dinner” para o inverno de 2023, num regresso à sua cor, o preto. Com “peças de alfaiataria clássica que se conjugam com saias; padrões gráficos ou mais orgânicos em camisas, gravatas e acessórios; e tecidos ricos em texturas ou com tratamentos técnicos”.

Para David Catalán, a inspiração surge dos “uniformes escolares britânicos dos anos 60 e 70, e pela versatilidade e conforto do dress code inglês”. A ideia foi trabalhar na desconstrução do belo, trazendo um pouco de rudez, com o uso do denim, criando roupas mais utilitárias.

Milão é o primeiro destino internacional do Portugal Fashion em 2022. Poucos dias depois, o palco será em Paris, com a apresentação de Ernest W. Baker. A dupla de designers apresenta em formato híbrido, no dia 19, das 10h30 às 14h (hora local), no Palais de Tokyo - com apresentação digital na plataforma da Semana da Moda francesa às 12h30 (hora local).

Uma coleção onde “a estrutura e detalhes da alfaiataria intemporal são explorados, com a introdução de bordados com minuciosos acabamentos em processos artesanais, mantendo-se o símbolo da rosa na coleção - representando, simultaneamente, força e fragilidade”. Complementarmente, e também inserido na ação Step Forward - Portugal Fashion Showcase, a marca de Inês Amorim e Reid Baker, terá um showroom dedicado na Rue Béranger 1919, nos dias 21 e 22 de janeiro.


Foto de Tomás Monteiro para a Portuguese Soul. Desfile de Miguel Vieira no Portugal Fashion. Primavera/Verão 2021

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