APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Áustria torna vacinação obrigatória a partir de fevereiro

Áustria torna vacinação obrigatória a partir de fevereiro

18 Jan, 2022

Multas para não vacinados podem chegar aos 3.600 euros


A Áustria vai ser o primeiro país da Europa a tornar a vacinação contra a COVID-19 “obrigatória” para todos adultos. Quem não cumprir incorre numa multa pesada que pode chegar aos 3.600 euros.

“Conforme planeado, vamos tornar a vacinação obrigatória no início de fevereiro”, avançou Karl Nehammer, que chefia o governo austríaco. “É um projeto sensível”, mas “de acordo com a Constituição”, sublinhou o chanceler.

A medida divide profundamente a sociedade austríaca e tem provocado discussões ‘calorosas’ no Parlamento, numa altura em que 71,5% da população elegível tem o ciclo de vacinação completo, um número baixo comparando com o de outros países europeus.
No passado sábado, 27 mil pessoas manifestaram-se contra a medida em Viena, acusando o governo de desrespeitar as liberdades individuais. O projeto de lei deverá ser aprovado na quinta-feira pelo Parlamento.

Karl Nehammer adiantou que haverá “uma fase de adaptação” até meados de março, momento a partir do qual “serão feitos controlos” e aplicadas multas aos não vacinados.A infração será punida com coimas que variam entre os 600 e os 3.600 euros (em caso de reincidência).

Situação em França

Em França, no fim-de-semana passado, milhares de pessoas protestaram contra o passe sanitário. No total, 54 mil pessoas saíram à rua, num total de quatro protestos. Poucas antes das manifestações, os deputados franceses aprovaram um projeto de lei considerado ‘polémico’, uma vez que transforma o passe sanitário num passe de vacinação.

No entanto, Emmanuel Macron já afirmou em público que o seu’objetivo’ é irritar ao máximo os ‘não-vacinados’. “Quero realmente irritar os não vacinados. E assim vamos continuar a fazê-lo até ao fim. É essa a estratégia".

Partilhar:

Últimas Notícias