Portugal exportou 21 milhões de pares de calçado no primeiro trimestre
Portugal exportou, no primeiro trimestre do ano, 21 milhões de pares de calçado, no valor de 493 milhões de euros. Relativamente ao ano anterior, assinala-se um crescimento de 25,2%.
O calçado português está a crescer em praticamente todos os mercados mais relevantes. Na Europa, o crescimento ascende a 23,2%, com destaque para os crescimentos na Alemanha (mais 17% para 111 milhões de euros), França (mais 24,2% para 106 milhões de euros) e Países Baixos (mais 28,7% para 75 milhões de euros). De igual modo, continua o bom desempenho no Reino Unido: crescimento de 29,5% para 28 milhões de euros.
O maior destaque está, no entanto, relacionado com o crescimento do calçado português em mercados extra-comunitários. Nos EUA, em particular, o crescimento é de 64,8% para 22 milhões de euros. Também no Canadá (mais 62% para 5 milhões de euros), China (mais 96% para 3,8 milhões de euros) e Japão (mais 37,4% para 2,5 milhões de euros) o calçado português está a registar uma excelente performance.
“Não obstante todas as condicionantes externas, os indicadores sugerem que 2022 será um ano de afirmação do calçado português nos mercados internacionais”, considera Luís Onofre. “As exportações cresceram não só face ao ano anterior, como já suplantaram as de 2019, o ano imediatamente anterior à pandemia”.
Para o Presidente da APICCAPS, “o calçado português está de regresso aos mercados depois de dois anos de pandemia, com destaque para o crescimento expressivo em mercados extra-comunitários, o que permite acentuar a estratégia do setor de aprofundar a presença em mercados de elevado potencial de crescimento.
No primeiro trimestre do ano, Portugal exportou mais de 95% da produção de calçado, para 170 países, nos cinco continentes.
O calçado português está a crescer em praticamente todos os mercados mais relevantes. Na Europa, o crescimento ascende a 23,2%, com destaque para os crescimentos na Alemanha (mais 17% para 111 milhões de euros), França (mais 24,2% para 106 milhões de euros) e Países Baixos (mais 28,7% para 75 milhões de euros). De igual modo, continua o bom desempenho no Reino Unido: crescimento de 29,5% para 28 milhões de euros.
O maior destaque está, no entanto, relacionado com o crescimento do calçado português em mercados extra-comunitários. Nos EUA, em particular, o crescimento é de 64,8% para 22 milhões de euros. Também no Canadá (mais 62% para 5 milhões de euros), China (mais 96% para 3,8 milhões de euros) e Japão (mais 37,4% para 2,5 milhões de euros) o calçado português está a registar uma excelente performance.
“Não obstante todas as condicionantes externas, os indicadores sugerem que 2022 será um ano de afirmação do calçado português nos mercados internacionais”, considera Luís Onofre. “As exportações cresceram não só face ao ano anterior, como já suplantaram as de 2019, o ano imediatamente anterior à pandemia”.
Para o Presidente da APICCAPS, “o calçado português está de regresso aos mercados depois de dois anos de pandemia, com destaque para o crescimento expressivo em mercados extra-comunitários, o que permite acentuar a estratégia do setor de aprofundar a presença em mercados de elevado potencial de crescimento.
No primeiro trimestre do ano, Portugal exportou mais de 95% da produção de calçado, para 170 países, nos cinco continentes.