APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

APICCAPS apresenta Estratégia à rede diplomática portuguesa

APICCAPS apresenta Estratégia à rede diplomática portuguesa

15 Jan, 2023

Plano Estratégico apresentado no Seminário Diplomático


O Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2023 esteve em evidência no Seminário Diplomático organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa. Perante uma plateia onde marcaram presença os embaixadores e cônsules de Portugal em todo o mundo, bem como a rede diplomática da AICEP, Vasco Rodrigues da Universidade Católica do Porto apresentou as linhas mestras do Plano Estratégico do Cluster para 2030.

“Ser a referência internacional da indústria de calçado e reforçar as exportações portuguesas, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”. Esta é a visão do cluster português de calçado para 2030.

Já antes, Manuel Carlos, Presidente-Executivo da APICCAPS, recordou que o Cluster do Calçado e Artigos de Pele em Portugal é constituído por mais de 40 mil postos de trabalho e exporta mais de 2 mil milhões de euros para 170 mercados, o equivalente a 95% da produção total.

No entanto, considerando que “os desafios que nos impomos são grandes”, o setor,  ao longo da próxima década procurará “atrair e qualificar recursos humanos, desenvolver tecnologias de ponta para tornar o sector mais flexível e eficiente, tornar a indústria mais sustentável e, finalmente, reforçar a nossa presença nos mercados internacionais. Só assim, este conjunto articulado de investimentos produzirá os resultados desejados”.

“O cluster do calçado tem uma história e um legado de que se orgulha, construídos com a dedicação e o esforço dos seus empresários, dos seus trabalhadores e da excelente rede institucional de suporte. No futuro não poderá ser diferente”, concluiu.

O novo Plano Estratégico define quatro prioridades (Qualificação de Pessoas e Empresas; Produtos e Processos Sustentáveis; Flexibilidade e Resposta Rápida; Presença Ativa nos Mercados), 24 medidas e 113 ações concretas para reposicionar o setor na cena competitiva internacional. Com este «choque estratégico» o setor prepara, uma nova década de crescimento. Na ótica da APICCAPS, este Plano é mais do que uma visão, é um compromisso do setor para aprofundar a sua competitividade no plano internacional e continuar a gerar valor para o país. O documento apresenta, adicionalmente, cinco projetos-ancora (Academia Digital, Inclusão & Responsabilidade Social, Compromisso Verde, Centros de Demonstração e Empreendedorismo de Marca), áreas de intervenção consideradas fundamentais no progresso do setor.
 



Partilhar:

Últimas Notícias