Conheça as que mais se destacam no universo digital
As redes sociais continuam a ser um terreno fértil para a afirmação das marcas, em especial no segmento moda. Há estratégias e conteúdos muito diversificados e uma aposta que parece ter vindo...para ficar.
O marketing de influência permanece como um tema quente, à medida que vão proliferando as redes sociais e vão surgindo novos protagonistas. Poderão as próprias marcas serem consideradas veículos de influência? E será que o número de seguidores nas redes sociais tem correlação com as vendas?
O setor de calçado e artigos de pele continua a investir nas redes sociais, muito particularmente no Instagram. No universo de mais de mil empresas existentes em Portugal, há claramente uma que se distingue: a Parfois. No final de 2022, a marca de acessórios e que tem uma rede de retalho em praticamente todo o mundo, tem uma legião de mais de 1.200 milhões de seguidores só no Instagram. No último ano, cresceu 20% no universo digital.
No top 10 das marcas nacionais de calçado no Instagram surgem, quase sempre, marcas criadas no passado recente. Algumas nasceram digitalmente e procuram, através das redes sociais, chegar ao maior número possível de consumidores.
No topo está a da Alameda Turquesa, uma marca que nasceu, precisamente, no meio digital. Atualmente, cativa um total de 384 mil seguidores (crescimento de 16% nos últimos 18. meses). O facto de calçar várias figuras internacionais parece alavancar o negócio. Lilly Collins, que protagoniza a aclamada série Emilly in Paris, é a mais recente apaixonada da Alameda Turquesa.
Com um modelo de negócio similar, as Josefinas atraem, por esta altura 117 mil seguidores (crescimento na ordem dos 17%). As várias iniciativas de cariz solidário que têm como objetivo dar voz às mulheres, combater a violência doméstica e acabar com as desigualdades sociais, são um terreno fértil para o crescimento da marca.
Ainda no universo dos três dígitos surge Egídio Alves (crescimento de 12% para 105 mil seguidores no Instagram). Próximas estão Clae (91 mil) e Cubanas (80 mil seguidores), com crescimentos respetivamente de 15% e 14%.
A crescer no ciberespaço estão igualmente Lemon Jelly (crescimento de 19% para 75 mil seguidores), Luís Onofre (mais 24% para 63 mil) e Nae Vegan Shoes (mais 8% para 55 mil).
Entre as marcas portuguesas mais consagradas, destaque para outras duas. A Fly London, que já teve 50 000 seguidores, está a renascer depois dos investimentos no metaverso. Já a Sanjo cresceu 81% num ano e segue agora com praticamente 30 000 potenciais clientes.
Chama-se Apple of Eden (crescimento de 138% para 38 mil) a marca portuguesa que mais cresceu nos últimos 18 meses nas redes sociais.
Zouri, com 47 mil, Carlos Santos, com 46 mil seguidores, e Armando Cabral – que acaba de abrir a primeira loja em Nova Iorque - com 44 mil, são outras três marcas importantes no ciberespaço.
Seguem-se Catarina Martins, que tem já uma comunidade de 40 mil seguidores, As Portuguesas (mais 57% para 36 mil) e Miguel Vieira que soma por agora 35 mil fãs.
Ainda acima da fasquia dos 20 mil, destaque para Friendly Fire, com 25 mil, Maray e Diverge, ambas com 24 mil, Harper e Mlv Shoes, com 23 mil, PortDance, a marca especializada em sapatos de dança, e La Choix, com 21 mil, e Ruika, 20 mil.
Abaixo dos 20 mil seguidores, surgem Jak (19 mil), Ambitious (17 mil) , ESC (duplicou para 16 mil) AndIwonder (com 15 mil), Sofia Costa (14), Xuz (com 13), Felmini e Skizzo (ambas com 12) e Unreal Fields (com 11 mil). Também a Pallas e a Beppi (ambas com 10 mil) estão crescer de dia-após-dia (mais 40% nos últimos 18 meses).
A afirmarem-se nas redes sociais, mas ainda sem ascenderem aos 10 000 seguidores, perfilam-se outras marcas que merecem atenção: Nobrand, Wayz, Rutz, Balluta, Gladz, Softinos, Atlanta Mocassin, Contagious, entre outras.
No setor do retalho, o campeão chama-se Seaside (mais 20% para 65 mil), que destrona assim a Prof (crescimento de 7% em 18 meses com 60 mil seguidores). Seguem-se Zillian com 57 mil e Feeting Room, com 31. A afamada Sapataria do Carmo, combina agora o espaço físico no Chiado, com uma boa presença digital, assegurando mais de 20 mil seguidores no Instaram.
Artigos de pele
a crescer
No setor de artigos de pele, para além da estratosférica Parfois, o destaque recai na Cavalinho (37 mil seguidores) e ame moi, que congrega 30 mil seguidores (uma das poucas marcas a perder terreno). Destaque ainda Maria Maleta com 21 mil, Manjerica com 18, Pelcor, com 15, e Rufel, com 11.
O marketing de influência permanece como um tema quente, à medida que vão proliferando as redes sociais e vão surgindo novos protagonistas. Poderão as próprias marcas serem consideradas veículos de influência? E será que o número de seguidores nas redes sociais tem correlação com as vendas?
O setor de calçado e artigos de pele continua a investir nas redes sociais, muito particularmente no Instagram. No universo de mais de mil empresas existentes em Portugal, há claramente uma que se distingue: a Parfois. No final de 2022, a marca de acessórios e que tem uma rede de retalho em praticamente todo o mundo, tem uma legião de mais de 1.200 milhões de seguidores só no Instagram. No último ano, cresceu 20% no universo digital.
No top 10 das marcas nacionais de calçado no Instagram surgem, quase sempre, marcas criadas no passado recente. Algumas nasceram digitalmente e procuram, através das redes sociais, chegar ao maior número possível de consumidores.
No topo está a da Alameda Turquesa, uma marca que nasceu, precisamente, no meio digital. Atualmente, cativa um total de 384 mil seguidores (crescimento de 16% nos últimos 18. meses). O facto de calçar várias figuras internacionais parece alavancar o negócio. Lilly Collins, que protagoniza a aclamada série Emilly in Paris, é a mais recente apaixonada da Alameda Turquesa.
Com um modelo de negócio similar, as Josefinas atraem, por esta altura 117 mil seguidores (crescimento na ordem dos 17%). As várias iniciativas de cariz solidário que têm como objetivo dar voz às mulheres, combater a violência doméstica e acabar com as desigualdades sociais, são um terreno fértil para o crescimento da marca.
Ainda no universo dos três dígitos surge Egídio Alves (crescimento de 12% para 105 mil seguidores no Instagram). Próximas estão Clae (91 mil) e Cubanas (80 mil seguidores), com crescimentos respetivamente de 15% e 14%.
A crescer no ciberespaço estão igualmente Lemon Jelly (crescimento de 19% para 75 mil seguidores), Luís Onofre (mais 24% para 63 mil) e Nae Vegan Shoes (mais 8% para 55 mil).
Entre as marcas portuguesas mais consagradas, destaque para outras duas. A Fly London, que já teve 50 000 seguidores, está a renascer depois dos investimentos no metaverso. Já a Sanjo cresceu 81% num ano e segue agora com praticamente 30 000 potenciais clientes.
Chama-se Apple of Eden (crescimento de 138% para 38 mil) a marca portuguesa que mais cresceu nos últimos 18 meses nas redes sociais.
Zouri, com 47 mil, Carlos Santos, com 46 mil seguidores, e Armando Cabral – que acaba de abrir a primeira loja em Nova Iorque - com 44 mil, são outras três marcas importantes no ciberespaço.
Seguem-se Catarina Martins, que tem já uma comunidade de 40 mil seguidores, As Portuguesas (mais 57% para 36 mil) e Miguel Vieira que soma por agora 35 mil fãs.
Ainda acima da fasquia dos 20 mil, destaque para Friendly Fire, com 25 mil, Maray e Diverge, ambas com 24 mil, Harper e Mlv Shoes, com 23 mil, PortDance, a marca especializada em sapatos de dança, e La Choix, com 21 mil, e Ruika, 20 mil.
Abaixo dos 20 mil seguidores, surgem Jak (19 mil), Ambitious (17 mil) , ESC (duplicou para 16 mil) AndIwonder (com 15 mil), Sofia Costa (14), Xuz (com 13), Felmini e Skizzo (ambas com 12) e Unreal Fields (com 11 mil). Também a Pallas e a Beppi (ambas com 10 mil) estão crescer de dia-após-dia (mais 40% nos últimos 18 meses).
A afirmarem-se nas redes sociais, mas ainda sem ascenderem aos 10 000 seguidores, perfilam-se outras marcas que merecem atenção: Nobrand, Wayz, Rutz, Balluta, Gladz, Softinos, Atlanta Mocassin, Contagious, entre outras.
No setor do retalho, o campeão chama-se Seaside (mais 20% para 65 mil), que destrona assim a Prof (crescimento de 7% em 18 meses com 60 mil seguidores). Seguem-se Zillian com 57 mil e Feeting Room, com 31. A afamada Sapataria do Carmo, combina agora o espaço físico no Chiado, com uma boa presença digital, assegurando mais de 20 mil seguidores no Instaram.
Artigos de pele
a crescer
No setor de artigos de pele, para além da estratosférica Parfois, o destaque recai na Cavalinho (37 mil seguidores) e ame moi, que congrega 30 mil seguidores (uma das poucas marcas a perder terreno). Destaque ainda Maria Maleta com 21 mil, Manjerica com 18, Pelcor, com 15, e Rufel, com 11.