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Mercados extracomunitários já valem praticamente 20% das exportações

Mercados extracomunitários já valem praticamente 20% das exportações

17 Jan, 2023

Crescem exportações para mercados extracomunitários


Portugal exportou 66 milhões de pares de calçado, no valor de 1712 milhões de euros de janeiro outubro deste ano. Comparativamente ao ano anterior, assinala-se um acréscimo de 14% em quantidade e 21,7% em valor. Face a 2019, as exportações estão já a crescer mais de 11%.

Numa análise mais fina à evolução das exportações por mercados, concluiu-se que as vendas para países extracomunitários já ascendem a 18,8% do total exportado (320 milhões de euros exportados nos dez primeiros meses de 2022). Uma década antes, em 2012, os mercados extracomunitários significavam apenas 9% do total exportado. O Brexit contribuiu decididamente para esses números, mas não justificam por si só este salto expressivo.A título de exemplo, no espaço de uma década, as exportações para os “states” passaram de 19 para 93 milhões de euros (apenas nos dez primeiros meses do ano), no Canadá de 10 para 25, na China de 2 para 14 milhões, na Austrália de 3 para 7 milhões de euros. Em Angola e na Rússia, o cenário foi o oposto, com recuos bem expressivos,

Voltando ao ano de 2022, as exportações estão acrescer em praticamente todos os mercados mais relevantes. Na União Europeia, as exportações aumentaram 20,8% de janeiro  outubro, com destaque para os crescimentos na Alemanha (mais 13,4% para 378 milhões de euros) – que continua a ser o principal mercado para o calçado português – em França (mais 17,4% para 330 milhões de euros)e nos Países Baixos (mais 27,4% para 266 milhões de euros).

O preço médio do calçado situou-se nos 25,84€, o que representa um crescimento de 6,69% face a 2021.

Componentes para calçado disparam

Também com um bom desempenho nos mercados externos está o setor de componentes para calçado. Até outubro, as exportações aumentaram 33,7% para 54 milhões de euros. O segmento “solas e saltos”, em particular, assinala um crescimento de 21% para 27 milhões de euros.

Nota de destaque para os crescimentos na Alemanha (mais 21% para 14 milhões de euros), França (mais 49,7% para 8 milhões de euros) e Espanha (mais 11,2% para 7,7 milhões de euros).

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