Portuguese Soul volta à RTP2 com nova temporada
O programa Portuguese Soul voltou à RTP2 para a segunda temporada. A parceria entre a RTP2 e a APICCAPS volta assim a materializar-se na antena da televisão pública para a segunda edição da série documental Portuguese Soul. Com o apoio do PRR, no âmbito do projeto Bioshoes4all, o programa estreou no passado dia 28 de maio.
O que compõe o tecido de um material? E o que compõe o tecido social de um material? Com que linhas se entrelaçam? Portuguese Soul procurará responder a todas essas perguntas. Explorando a sua ligação ao universo da Moda, Gisela João embarca numa jornada para descobrir oito novas matérias-primas e as pessoas que dão corpo à Moda. Portuguese Soul olha apropriadamente para o início, numa viagem documental, feita de perguntas, descobertas e, sobretudo, de experiências, explorando, em cada episódio, a substância e o saber-fazer de um material. E, desta feita, os materiais são o linho, a borracha, o cânhamo, a camurça, o vime e o junco, as algas, as plantas tintureiras e a seda.
Para Teresa Paixão, “a 2, como qualquer pessoa, também anda à procura do sapato perdido. Portuguese Soul é o nosso sapato encontrado. A Gisela João já pertence ao património do país e da 2”. Para a diretora de programas da RTP2, “o que melhor se faz em Portugal, na nossa indústria, é sempre bem-vindo a um canal que não é de luxo, justamente porque leva o luxo a toda a gente”.
Para Gisela João “Portuguese Soul é uma das coisas mais interessantes que fiz até hoje. O prazer que me dá em passar conhecimento é iluminador. Gosto de pensar que damos a conhecer as mãos e os rostos por trás da indústria, fazendo assim que tenhamos todos mais consciência no impacto das nossas escolhas diárias. O Portuguese Soul é por todos e não só por um, e isso é bonito de se fazer”.
Tendo como grande premissa divulgar a moda nacional Portuguese Soul é um bom exemplo de uma parceria público-privada. “A RTP abre novamente as portas à comunidade e dá um excelente exemplo de serviço público de televisão”, considera Luís Onofre, Presidente da APICCAPS.
“A indústria encara a sustentabilidade como um tema muito sério. Por esse motivo estão em marcha dois projetos que rondam os 140 milhões para preparar o futuro”. Para o Presidente da APICCAPS “queremos ser líderes no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a indústria de calçado”, razão pela qual “uma série documental como estas características ajudará a colocar o tema da sustentabilidade no centro da nossa estratégia do setor, bem como sensibilizará o público em geral para este tema”.