APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

APICCAPS redefine prioridades

 APICCAPS redefine prioridades

30 Jan, 2024

Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais da APICCAPS


“Numa altura em que as economias internacionais continuam com crescimentos económicos muito modestos, será determinante a nossa capacidade de chegarmos a novos mercados, enquanto procuramos reforçar a presença nos nossos mercados mais tradicionais. Só valorizando os nossos produtos e progredindo para segmentos de maior valor acrescentado poderemos reforçar a nossa relevância internacional”. A frase é de Luis Onofre, por ocasião da tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais da APICCAPS, perante uma plateia repleta de empresários, dos líderes das principais instituições dos Ministérios da Economia e Negócios Estrangeiros, como AICEP, DGAI, IAPMEI ou Programa Compete e do Presidente da CIP, Armindo Monteiro.


Recordando 2023 como “o ano mais difícil da história para muitas das empresas do setor”, na medida em que praticamente 90% da produção mundial é assegurada por países asiáticos e a fileira da moda ainda não recuperou verdadeiramente da pandemia”, o recém-eleito Presidente da APICCAPS, desafiou  o setor a “dar uma prova do seu valor e da sua resiliência”, dando “uma atenção muito particular no apoio à internacionalização das empresas” portuguesas. “Felizmente, as projeções económicas já nos indicam alguns sinais de melhoria para este ano. Este é o momento de o setor assumir uma postura proativa nos mercados mundiais”, sustentou.


No plano empresarial, Luís Onofre assume que “este é um momento importante na nossa história”, pelo que o setor “terá de ser capaz de apresentar soluções inovadoras”. “É hora de olhar em frente, com plena confiança nas nossas capacidades, e vontade de desbravar novos horizontes e concretizar novas conquistas”, sublinhou. A esse propósito, destacou os “dois grandes projetos” que o setor tem em curso nos domínios da automação, digitalização e sustentabilidade, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e salientou que, até ao final da década, serão investidos 600 milhões de euros no futuro da indústria de calçado.

Às instâncias públicas, o Presidente da APICCAPS recordou que “muito teremos ainda para construir em conjunto”. A competitividade da indústria portuguesa exige, ainda assim, “regras mais equilibradas em Bruxelas e menos peso do Estado na nossa economia”.


A lista liderada por Luís Onofre, que foi eleita para um novo mandato de três anos à frente da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), é composta por 26 empresários, cabendo a Joaquim Moreira liderar a Mesa da Assembleia Geral e a Domingos Ferreira assumir a presidência do Conselho Fiscal.

Partilhar:

Últimas Notícias